qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Dia 19 de setembro – 26 anos da Lei Orgânica do SUS

Na próxima segunda-feira, 19 de setembro, a Lei Nº 8.080/1990 (Lei Orgânica do SUS) completa 26 anos e para comemorar esta data tão importante o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronaldo Santos, falou sobre os serviços e avanços do SUS.
  Palavras do Presidente do CNS, Ronald Santos:
A Lei 8.080/1990 deu conteúdo e forma ao preceito constitucional de que saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Passados esses 26 anos muitos avanços ocorreram na saúde dos brasileiros, temos a estratégia de saúde da família, o SAMU, Programa Mais Médicos, Farmácia Popular, Brasil Sorridente, inúmeras iniciativas que garantem cidadania a população  que vivam antes do SUS na indigência.
Avançamos e temos muito o que comemorar, porém o sofrimento da sociedade nos faz refletir que precisamos avançar muito mais, a permanente insuficiência nos investimento com a saúde, por parte, principalmente do Governo Federal, o problema sério causado pelo mosquito Aedes aegypt, que traz uma tríplice epidemia a população, a dificuldade de acesso a ações e serviços de saúde por importantes parcelas da população brasileira ainda coloca a demanda por saúde como a principal questão das políticas públicas no Brasil.
Em 2016 enfrentamos o desafio de não permitir o retrocesso na importante conquista do povo brasileiro que contratou por meio da Constituição Federal e na Lei 8.080/1990 o Sistema Único de Saúde.  Em setembro de 2016 tramita no Congresso Nacional uma  proposta que congela os investimentos para a saúde e educação por 20 anos a Proposta de Emenda Constitucional 241, como também a proposta dos Planos Acessíveis de Saúde, os Planos Populares, que quer colocar no bolso dos brasileiros a conta com as demandas com a saúde. Precisamos mobilizar a sociedade brasileira para mais uma vez garantir essa importante conquista do povo e não permitir nenhum retrocesso, por tanto  no dia 19 de setembro é dia de comemoração e luta.
Cada conselheiro de saúde e liderança da sociedade tem que dizer bem alto a importância da defesa do SUS e garantir recursos suficientes  para a sua estruturação a garantia da defesa dos princípios constitucionais da saúde como direito do povo. Vamos juntos ocupar as ruas, tribunas, escolas e outros espaços para defendermos o Sistema Único de Saúde. Vida longa ao SUS.
Ronald Santos
Presidente do Conselho Nacional de Saúde
Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que