Afiliado a:

15 de agosto – Dia do Cirurgião Vascular

15 de agosto é o Dia do Cirurgião Vascular e também o Dia V, Dia da Consciência Vascular, datas que chamam a atenção da sociedade sobre a importância de cuidar da saúde vascular.

Entre as 10 doenças que mais matam no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estão o acidente vascular cerebral (AVC) e a diabetes (que causa a obstrução dos vasos das pernas levando ao pé diabético).

O AVC, quando não leva o paciente à morte, deixa sequelas graves como a paralisia. A causa mais frequente é a obstrução das carótidas que pode ser tratada precocemente por meios clínicos ou cirúrgicos.

Das doenças obstrutivas das artérias, a mais comum é aterosclerose, responsável desde limitações de vida até gangrena dos membros inferiores. Cerca de 80 mil brasileiros sofrem amputação dos membros inferiores anualmente no Brasil – destas cerca de 60 mil ocorrem por doença arterial.

Além das doenças venosas, as varizes são responsáveis pelo absenteísmo ao trabalho. As tromboses venosas são responsáveis por sequelas graves como úlceras crônicas dos membros inferiores e embolia pulmonar.

Finalmente, as dissecções e aneurismas da aorta cuja prevalência vem crescendo na população em geral, são causas de morte (por ruptura da lesão) quando não são diagnosticados precocemente.

Essas doenças são muitas vezes silenciosas, e seus sintomas podem aparecem somente num estágio avançado, causando a morte ou a incapacidade parcial ou permanente.

fonte: Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

Deixar um comentário