mar 29, 2024

mar 29, 2024

29 de abril – Dia da Imunologia

O dia 29 de abril é o Dia da Imunologia, data adotada mundialmente com o objetivo de reforçar a consciência pública sobre o tema. Nesta ocasião, não tem como não falar em vacinação, principalmente, reforçar a importância da população aos chamados para as campanhas de prevenção e tentar amenizar a forma fantasiosa e distorcida de dados sobre insegurança das vacinas.

A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) reforça que um dos principais avanços em expectativa e qualidade de vida para a população mundial se deu pelo desenvolvimento e implementação de vacinação da população. Exemplos são o impacto da vacina contra a varíola, doença que está erradicada e as campanhas de vacinação contra poliomielite, que está praticamente erradicada no Brasil.

Outros exemplos são a importância das vacinas contra as doenças infantis como sarampo, varicela, coqueluche, dentre outras, que impactam de forma expressiva na diminuição da mortalidade infantil. Recentemente repercutiu muito bem o esforço brasileiro para obtenção de uma vacina contra o HIV, a inclusão da vacina contra o HPV em adolescentes e o desenvolvimento da vacina contra a dengue, o que reforça a importância da vacinação para a saúde pública.

Fonte: FMB