qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

29 de setembro – Dia mundial do coração

O “Dia Mundial do Coração” é comemorado no dia 29 de setembro. A data tem como objetivo lembrar a importância desse órgão e dos cuidados que são necessários para ter um coração saudável, conscientizando a população sobre os riscos das doenças do coração, que podem ocorrer em qualquer idade.

Doenças do coração

As doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional da Saúde (PNS), essas doenças também causam os maiores custos com relação a internações hospitalares. Por ano, 300 mil pessoas são vítimas de infarto, derrame, insuficiência cardíaca e angina. A tendência, segundo especialistas, é que este número aumente ainda mais.

Fatores de risco

Dentre os fatores de risco para as doenças, estão o tabagismo, consumo abusivo de álcool, sedentarismo, colesterol alterado, estresse, sobrepeso, pressão alta e consumo de alimentos com alto teor de gordura. Outros sintomas que não são muito citados, mas que também são fatores de risco, é a depressão, histórico familiar de infarto/derrame, poluição do ar (que pode causar aumento de arritmia) e doença periodontal.

Como melhorar a saúde do coração

A melhor forma de evitar o surgimento dessas doenças é a prevenção, através da adoção de hábitos de vidas saudáveis. Veja abaixo algumas dicas:

– Adote uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, hortaliças, cereais integrais e castanhas. Reduza a ingestão de gorduras, doces e refrigerantes. Substitua o leite integral por desnatado; prefira os queijos brancos. Não exagere no sal. Coma peixe 2 a 3 vezes por semana; sardinha, atum e salmão são os mais ricos em Ômega 3. E beba 6 a 8 copos de água por dia.

– Mexa-se! Pratique 30 minutos de exercício físico 4 a 5 vezes por semana. Mas, antes de iniciar qualquer atividade, é preciso passar por avaliação de um médico clínico ou cardiologista.

– Diga não ao Stress! Cultive o bom humor, não guarde mágoas, relaxe. Aulas de Yoga, alongamento e dança são excelentes opções.

– Fim ao tabagismo. Não é fácil se livrar do cigarro, mas saiba que você não está sozinho. Há grupos de apoio e opções de tratamento medicamentoso para te ajudar.

– Visite periodicamente seu médico. Manter bons níveis de pressão arterial, glicose e colesterol são essenciais para a saúde do seu coração.

Cuide-se bem para viver mais e melhor. Nunca é tarde para começar. O seu coração agradece.

Fontes: A Critica/ AMS / CalendárioBR

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que