Afiliado a:

4 de outubro – Dia do Médico do Trabalho

No dia 4 de outubro, comemora-se no Brasil o Dia do Médico do Trabalho, especialidade médica que luta pelo direito de o trabalhador exercer suas atividades em um ambiente de trabalho seguro e saudável, digno e decente. Essa foi iniciada pelo médico italiano Bernardino Ramazzini ainda no século XVII. Ele escreveu o livro “As Doenças dos Trabalhadores” e seu interesse pelo tema se deu ao observar um operário que limpava a fossa de sua casa. Ao examiná-lo, constatou uma avançada inflamação nos olhos e descobriu que a enfermidade afetava muitos trabalhadores que exerciam aquela atividade.

“É uma das especialidades médicas que mais atua de maneira transversal em relação às demais. As competências, habilidade e atitudes dos médicos têm sido aperfeiçoadas nos últimos tempos”, destaca a presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANMAT), Márcia Bandini.

Desde 1968, a ANAMT, sociedade civil de caráter científico e profissional sem fins lucrativos, congrega e coordena a atuação conjunta de profissionais interessados na promoção da saúde dos trabalhadores. Entre seus pilares fundamentais estão a defesa da saúde do trabalhador, o aprimoramento e a divulgação científica, a defesa e a valorização profissional, além da promoção da educação continuada. A entidade organiza periodicamente eventos que discutem os principais assuntos ligados à especialidade.

Estão em atuação no Brasil, mais de 12 mil médicos do trabalho, o que coloca a especialidade como uma das mais atuantes no país de acordo com a Demografia Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM). Deste total, mais de 2 mil médicos têm o título de especialista emitidos pela ANMAT e Associação Médica Brasileira (AMB).

Fonte: Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANMT

Deixar um comentário