Afiliado a:

5 de fevereiro – Dia do Dermatologista

A Dermatologia no Brasil teve início como especialidade entre o final do século XIX e o começo do XX. No dia 4 de fevereiro de 1912, um grupo de 18 médicos idealistas fundou a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A sessão inaugural ocorreu no Pavilhão Miguel Couto, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, tendo seu estatuto registrado no dia seguinte, 5 de fevereiro, data em que se comemora, desde 2000, o Dia do Dermatologista.

O Dermatologista é o profissional que diagnostica e trata as doenças que acometem a pele, a mucosa, as unhas e os cabelos.  Além de cuidar da saúde, o Dermatologista é habilitado também a cuidar da parte estética da pele.

De acordo com o Medscape’s 2016 Physician Lifestyle Report, um documento que reúne vários dados a respeito do estilo de vida dos médicos, os Dermatologistas são os profissionais mais felizes no ambiente de trabalho. O relatório reuniu as respostas de mais de 15.800 médicos de 25 especialidades diferentes, e a Dermatologia ocupou o 1º lugar quanto ao grau de satisfação com a especialidade.

Para obter o título de Dermatologista, o profissional médico cursa seis anos de Medicina, submete-se a uma prova de seleção e cumpre mais três anos de formação específica. Depois, ainda precisa ser aprovado em um rigoroso exame para obter o título de Especialista em Dermatologia pela SBD.

História da SBD

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Deixar um comentário