Afiliado a:

7 de maio – Dia do Oftalmologista

 Todo cuidado é pouco com a visão. É através dela que se dá quase 80% da relação do indivíduo com o mundo

 No dia 7 de maio, é comemorado no Brasil, o Dia do Oftalmologista, uma homenagem ao profissional responsável pelo estudo, cuidado e prevenção de doenças ligadas ao sistema ocular. A origem da data vem da fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, verificada nesta mesma data, em 1930.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) alerta para os cuidados com a visão, que devem começar na infância – a rigor ainda mais cedo, logo após o nascimento, o recém-nascido deve ser submetido ao Teste do Reflexo Vermelho, mais conhecido com Teste do Olhinho, que permite identificar possíveis alterações oculares, detectar catarata e glaucomas congênitos, além do retinoblastoma, que pode levar à cegueira antes dos 7 anos. O exame, como o do Pezinho, é obrigatório por lei em praticamente todos os estados brasileiros.
Ressaltando que consultas periódicas ao oftalmologista podem eliminar problemas presentes e futuros de visão, a SBO lembra que o último censo do IBGE revelou a existência de 6,5 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência visual. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por outro lado, aponta que dois em cada três casos de cegueira poderiam ser evitados se as pessoas consultassem regularmente um médico oftalmologista.
Caso não haja nenhum histórico familiar de doença visual, a SBO recomenda uma visita ao médico oftalmologista aos 40 anos, quando costumam aparecer os primeiros sinais de presbiopia (vista cansada). A partir dessa época, as consultas ao oftalmologista devem ser anuais com o objetivo de detectar precocemente o glaucoma, a retinopatia diabética e a catarata. Todas podem levar à cegueira.
No Brasil, por lei, apenas o médico oftalmologista pode receitar e prescrever óculos e lentes de contato.
O Dia do Oftalmologista é um alerta à população sobre a importância da consulta periódica ao oftalmologista.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Deixar um comentário