qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Agosto Dourado: mês dedicado ao incentivo à amamentação

 A amamentação contribui para o desenvolvimento sustentável e reduz desigualdades sociais. Uma iniciativa que vale a pena!

A portaria 2.394/2009, institui a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) no Brasil, estabelecendo a parceria entre o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) nas campanhas de promoção à amamentação. A portaria foi instituída com o propósito de cumprir as ações de proteção à saúde da criança e da mulher instituídas no Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, de março de 2004.

A SMAM foi idealizada em 1992 pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) e é realizada em mais de 150 países com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

As campanhas da SMAM são um importante marketing capaz de aumentar os índices de aleitamento materno, reduzir a desnutrição, a morbidade, principalmente por infecções gastrintestinais e respiratórias, e a mortalidade infantil.

A mobilização da SMAM tem sido crescente a cada ano, contando com o apoio de secretarias estaduais e municipais de Saúde, de organizações não-governamentais, de organismos internacionais, de sociedades científicas, de hospitais Amigo da Criança, da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano e de outros parceiros importantes.

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil.

A amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis. O estímulo à amamentação exclusiva salva pelo menos 6 milhões de crianças por ano.

Fontes:

1. Sociedade Brasileira de Pediatria

2. Rodrigo Carvalho – nutricionista, membro da Rede IBFAN Brasil /

http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=1739

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que