qui

mar 28, 2024

qui

mar 28, 2024

Assessores de Comunicação de Sindicatos Médicos da FMB participam de Encontro em Brasília

Representantes sindicais e jornalistas participaram na quinta-feira (03/03), em Brasília do Encontro de Assessores de Comunicação de Sindicatos de Médicos, promovido pela Federação Médica Brasileira (FMB). A reunião realizada na sede da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) teve como principal objetivo a interação entre o grupo e a apresentação das estratégias de trabalho para a FMB.

O presidente da FMB, Waldir Cardoso, abriu o evento e destacou a necessidade de uma comunicação forte. “A comunicação é o setor mais importante de uma entidade, principalmente para a nossa que está iniciando. Nós trabalhamos muito pelos médicos e precisamos que essas informações cheguem à categoria e para isso, contamos com a integração dos nossos jornalistas”, declarou.

O secretário de Comunicação e Imprensa da FMB, Cyro Soncini, ao dar boas-vindas aos participantes enfatizou que todos os Sindicatos têm força e que uma comunicação estruturada só irá contribuir com a entidade. “Hoje vamos harmonizar nossos discursos e cada um aprender um pouco com o outro”.

Cases de sucesso

O assessor de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Acre, Freud Antunes, apresentou a evolução da comunicação do Sindicato e destacou as mídias digitais como forte aliada na comunicação com os médicos do Estado. “Temos tido retorno muito positivo por parte dos profissionais e essas ferramentas nos permitem estatísticas de acesso o que nos auxilia no direcionamento do nosso trabalho”.

Os assessores do Sindicato dos Médicos do Pernambuco, Natália Gadelha e Chico Carlos citaram a valorização da comunicação interna como um ponto forte da diretoria de imprensa. “Todos precisam saber o que está acontecendo, desde a recepcionista até a diretoria e essa comunicação precisa ser de forma muito ágil. Nós usamos a intranet e Whats App para este trabalho e tem funcionado muito bem”, comentou Chico.  Natália complementou apresentando como case de sucesso campanhas de valorização dos médicos que incluem vídeos, banners, spots de rádio e trabalhos com a sociedade.

O programa Saúde Alerta, veiculado semanalmente em rede de televisão do Pará, foi o trabalho apresentando pela jornalista do Sindicato dos Médicos do Pará, Marta Brasil. “Os vídeos abordam assuntos  sindicais e voltados para a área da saúde, explicou.

A jornalista do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina, Camila Spolti, falou sobre o Momento SIMESC, spots de 30 segundos que são veiculados diariamente em 27 rádios do Estado desde janeiro de 2014. “Os temas são sugeridos pela diretoria e vão desde assuntos sociais, como políticos e sindicais e tem repercutido entre os médicos, gestores e sociedade em geral”, afirmou.

O repórter do Sindicato dos Médicos de São Paulo, Leonardo Nogueira entregou aos representantes dos sindicatos uma cópia do vídeo de lançamento da Federação Médica Brasileira.

Estratégias para a FMB

A jornalista, Carla Cavalheiro, sócia da CCR Gestão de Comunicação, empresa responsável pela comunicação da FMB, apresentou a proposta de trabalho para a Entidade e reforçou a importância do apoio mútuo entre sindicatos e Federação. “A Federação só vai ser forte se os Sindicatos forem fortes”.

Carla também elencou as atribuições da assessoria de imprensa e frisou a relevância da divulgação das ações. “Quem se comunica aparece, quem não se comunica desaparece”, declarou.

A jornalista Marta Brasil comentou sobre os encaminhamentos para a produção do site da Federação que deverá estar no ar em um mês.

No evento, que teve também a participação do presidente da CNPL, Carlos Alberto de Azevedo e o tesoureiro da entidade, Ramiro Carvalhal, foi lançada a Fanpage FMB – Federação Médica Brasileira.
Assessoria de imprensa FMB