Afiliado a:

Campanha outubro rosa inicia hoje

Inicia hoje a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e diminuir o número de mortes por esta doença. A Campanha é celebrada anualmente desde a década de 1990, proporcionando maior acesso a informações sobre a doença.

Em Belém serão organizadas, durante todo este mês, palestras, rodas de conversas e procedimentos a partir de parcerias entre a Coordenadoria do Núcleo de Apoio à Gestão na Atenção à Mulher (Nagam), da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), do governo estadual.

Apenas no Pará, a doença já causou a morte de 2,8 mil mulheres entre 1996 e 2014, segundo informações do Departamento de Informática do Ministério da Saúde (Datasus). De acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), o câncer de mama é o segundo maior causador de mortes em mulheres, perdendo apenas para o câncer de colo de útero. No Estado do Pará a incidência é de 20 casos para cada 100 mil habitantes.

De acordo com o diretor do Sindmepa, João Gouveia, o Sindicato dos Médicos do Pará continua integrado à campanha Outubro Rosa com o objetivo de alertar o maior número de mulheres sobre os cuidados com a mama. “Nosso emprenho é mostrar a importância da prevenção ao câncer de mama que deve ser realizada através do autoexame e da mamografia”.

Para saber mais sobre o assunto acesse: http://outubrorosa.org.br/

Com informações: O Liberal

Deixar um comentário