sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Carta aos Médicos de Marabá

Marabá (PA), 07 de maio de 2015

 

CARTA AOS MÉDICOS DE MARABÁ

 

Prezados colegas,

 

Tendo em vista a Recomendação Ministerial 004/2015, da lavra da douta Promotora de Justiça Mayanna Silva de Souza Queiroz, contendo recomendações expressas para o devido cumprimento da jornada pactuada entre a gestão municipal e os médicos, o Sindicato dos Médicos do Pará convocou assembleia geral para que, juntos, analisássemos a situação e deliberássemos a melhor forma de cumpri-la.

Informamos que a plenária considerou o documento muito bem fundamentado e tomou conhecimento que este foi motivado por queixas de usuários do Sistema Único de Saúde pela ausência de médicos em seus postos de trabalho. Foi unânime a decisão, óbvia, de que jornada de trabalho definida em contrato deve ser integralmente cumprida. Assim, colegas que porventura tenham problemas em cumpri-la, temporariamente, recomendamos que peçam licença sem vencimentos até que possam cumprir a jornada integral ou solicitem exoneração.

A assembleia, ao analisar, detidamente, o documento, percebeu grande preocupação do Ministério Público com a qualidade do serviço de saúde oferecido à população. Parte dos quinze “considerandos” que embasam a recomendação dão conta do direito constitucional que a população tem à saúde e a relevância pública das ações e serviços de saúde. Assim, tanto quanto o Ministério Público, nós médicos, categoria socialmente reconhecida como responsável última por devolver a saúde ou minorar o sofrimento das pessoas, devemos assumir a nossa responsabilidade na garantida do referido direito constitucional.

Assim, a assembleia decidiu levantar as condições de trabalho existentes nas diversas unidades de saúde sejam ambulatoriais ou hospitalares e pugnar, junto ao executivo, pela solução das deficiências encontradas. Desta forma, solicitamos aos colegas realizar minucioso levantamento de eventuais problemas que dificultam ou impedem o atendimento médico adequado e digno aos usuários do Sistema Único de Saúde e encaminhem, com urgência, ao Sindmepa. Este levantamento vai embasar documento de reivindicação que será encaminhado à prefeitura.

Recomendamos aos médicos que estabeleçam com os pacientes e familiares relacionamento adequado para que eles tenham a percepção dos nossos esforços para garantir qualidade no atendimento. Os pacientes e sua saúde são o objetivo maior de todo o nosso trabalho profissional. Assim, enfatizamos que os colegas devem ter o maior rigor técnico em seus atendimentos, atender no máximo dezesseis (16) pacientes em quatro horas, tudo em benefício da qualidade do serviço e dos pacientes. Chega de improvisar e levar a culpa pelo mau atendimento. Os usuários do SUS merecem e tem direito ao melhor de nós e dos serviços de saúde.

Recomendamos também que os colegas registrem em prontuário e nos livros de ocorrência as deficiências mais graves e fotografem estes registros. Lembrem-se que nossa categoria é, injustamente, responsabilizada pelas deficiências do atendimento de saúde. Por esse motivo é cada vez maior o número de denúncias contra médicos tanto no Ministério Público quanto no Conselho Regional de Medicina. Estes registros e sua documentação servirão para embasar a defesa caso sejam denunciados.

Outrossim, a plenária aproveitou a oportunidade trazida pela assembleia para definir outras bandeiras de luta que também irão compor uma pauta de reivindicações a ser encaminhada e negociada com a prefeitura. As principais são: condições mínimas para trabalhar como acesso à água potável, acesso à banheiros decentes, cadeiras ergonômicas e segurança; liberação para Congressos científicos; incorporação das gratificações ao salário; plano de carreira e reajuste salarial.

Na luta permanente pela dignidade profissional, subscrevemo-nos,

Cordialmente,

 

Waldir Araújo Cardoso                      João Fonseca Gouveia

Diretoria Colegiada                               Diretoria Colegiada

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que