qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

CMB promove audiência sobre Setembro Verde

A Câmara Municipal de Belém promoveu nesta quinta-feira, 15, audiência pública para discutir a campanha nacional Setembro Verde em Belém. O evento foi uma iniciativa do vereador Abel Loureiro (DEM) visando à conscientização e incentivo à doação de Órgãos, Tecidos e Medula Óssea. Representantes de várias entidades participaram da sessão, entre eles o diretor do Sindmepa, João Gouveia.

“Vejo a doação de órgãos como uma ação cidadã porque é um ato cujos efeitos são sentidos na sociedade como um todo. Essa sessão destaca a importância de que o cidadão deve expressar seu desejo e, também, que esse desejo seja respeitado pela família no momento da doação”, explicou o vereador Abel Loureiro.

abel-loureiro-2

Para o vereador, é preciso promover maior esclarecimento acerca do que significa a morte encefálica – momento fundamental para a doação de órgãos e um dos principais fatores de impedimento por parte das famílias. Médico gastroenterologista, Loureiro explicou que outro obstáculo a ser vencido é o preconceito. “Precisamos combater o medo pela deformação do corpo do doador, o que, hoje em dia, não é verdade”.

Para o diretor do Sindmepa, João Gouveia, o investimento na atenção básica de saúde é fundamental para evitar agravamentos de doenças que podem ser controladas nas unidades de saúde. Ele também lembrou que é preciso melhorar o sistema de doação/captação de órgãos no estado, incentivando ainda a doação de tecidos e medula. O médico também lembrou que é importante a pessoa que deseja se tornar doadora de órgãos expressar esse desejo à família.

O Sindmepa participa da campanha de doação de órgãos como integrante do (GT) Grupo de Trabalho de Transplantes do estado do Pará, em parceria com entidades como a Associação de Renais Crônicos para quem patrocinou sacolas de lixo para carros alusivas ao Setembro Verde e com campanhas de conscientização nas redes sociais.

O problema da doação preocupa as autoridades, já que, em vez de melhorar os índices a cada ano, a situação está se invertendo. A cada ano diminui o número de doadores enquanto a lista de pacientes em espera por um novo órgão só aumenta, chegando hoje a mais de 33 mil pessoas. Qualquer pessoa pode ajudar a diminuir esses índices doando rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como ossos, tendões, pele, córneas e válvulas cardíacas. Ou seja, um único doador pode salvar até dez vidas.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que