sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Comissão de Assuntos Políticos se reúne em Brasília

A Comissão de Assuntos Políticos (CAP), coordenada pelo Conselheiro Federal Alceu Pimentel, esteve reunida hoje (3), em Brasília. Integrada por representantes do Conselho de Medicina e da Associação Médica Brasileira, a comissão analisa e dá parecer em projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Durante a reunião, foi destaque a Medida Provisória 739, de 07 de julho de 2016, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, e institui o Bônus Especial de Desempenho Institucional por Perícia Médica, em benefícios de incapacidade. A Medida Provisória (MP) foi embasada em proposta da Associação Nacional dos Médicos peritos e visa atender aos segurados que estão a espera de perícia há mais de dois anos, a contar da data da publicação da MP. A viger por até 24 meses, a medida visa desafogar a fila de espera por perícias.

“A medida vai ao encontro da expectativa de milhares de segurados que estão sem atendimento no absurdo prazo de dois anos”, disse o membro da Diretoria Colegiada do Sindmepa e integrante da CAP, Waldir Cardoso.

Outro projeto analisado e destacado pelo diretor é o de nº 5778/2016, da Comissão de Seguridade Social e Família e que altera dispositivos da lei 12.871, a conhecida lei do Mais Médicos. Cardoso considera que o projeto tem aspectos positivos, como dar composição mais equilibrada e democrática para a Comissão Nacional de Residência Médica e determinar que a autorização para funcionamento de cursos de medicina seja submetida, previamente, ao Conselho Nacional de Saúde.  Determina, também, que seja concedida bolsa de preceptoria médica nos cursos de graduação e residência médica, antiga reivindicação do movimento médico.

Pela sua relevância, o projeto foi encaminhado às diretorias do CFM e AMB para conhecimento e voltará a debate na próxima reunião do colegiado.

A CAP volta a se reunir no dia 21 de setembro de 2016, em Brasília.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que