sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Diabéticos do Pará não estão recebendo medicamentos do estado e município de Belém

O estado do Pará e o município de Belém não estão obedecendo determinações da Justiça Federal de oferecer insulina e os insumos necessários a pacientes diabéticos tipo 1 ligados à Associação Paraense de Diabéticos. A denúncia foi formulada pela Associação ao Ministério Público Federal, que promoveu audiência pública no final de fevereiro para obrigar os entes federados a cumprir com sua parte nos cuidados com esses pacientes.

Só de diabéticos ligados ao Centro de Especialidades Médico-Odontológicas (Cemo) são mais de 2.000 que estão sem receber os medicamentos há mais de um mês, de acordo com denúncia da coordenadora da Associação, Willa Lobato.

Recentemente, a Associação entrou na justiça para garantir que a União, estado e município forneçam regularmente Insulina Glargina e Insulina Lispro ou Aspart, bem como seringas e fitas reagentes para a verificação do índice de glicemia de dois garotos diabéticos que dependem dos medicamentos entregues pelo estado para sobreviver. Verificou-se que a medicação fornecida pelo Estado do Pará não estaria sendo eficiente no tratamento da doença, causando a um dos menores frequentes crises de hipoglicemia.

A Associação apurou a escassez de medicamentos eficientes para o tratamento do diabetes pela rede pública municipal e estadual e a ausência de fiscalização da União Federal, e que este problema afeta não somente os medicamentos não previstos na listagem oficial, mas inclusive estes, que estão deixando de ser fornecidos aos usuários do SUS, constituindo odiosa omissão quanto à saúde da população que necessita recorrer ao Poder Público para tratamento de sua saúde.

Em audiência pública realizada no último dia 28 ficou definido que estado e município deveriam retomar sua função de fornecer os medicamentos e a União de fiscalizar. Já na semana passada, constatando que estado e município não estavam cumprindo suas missões, a Associação encaminhou o caso novamente ao MPF. “Essas pessoas tem direito a tratamento digno e à saúde e estamos recorrendo novamente à justiça para fazer valer esses direitos”, disse Willa Lobato.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que