qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Diretoria propõe medidas de prevenção do vírus H1N1 no Pará

Representantes de cerca de 30 entidades participaram de uma reunião na última terça-feira, 15, na sede do Conselho Estadual de Saúde (CES). Entre os assuntos discutidos, estavam propostas e sugestões para conter o avanço do vírus H1N1 entre a população que mora no Pará. Durante a reunião, o diretor do Sindmepa Waldir Cardoso, também membro do Conselho Estadual de Saúde, sugeriu três medidas de prevenção do vírus Influenza A, a serem colocadas em prática especialmente no período de chuvas no estado.

O diretor do Sindmepa reconhece os esforços das instituições públicas de saúde no enfrentamento da doença no Pará, mas destaca que, com a chegada do inverno, existe uma chance maior de ocorrer um aumento de incidência do vírus H1N1 na região. |Além disso, existem outros fatores agravantes, como dengue, malária e doença respiratórias, que podem culminar em uma epidemia da Gripe A. Tememos que a situação se agrave|,  afirma Cardoso.

A primeira medida consiste em uma intensiva e extensiva capacitação dos trabalhadores de saúde, particularmente dos médicos e equipe de enfermagem, principalmente em Belém e nas cidades pólo: Ananindeua, Castanhal, Tucuruí, Marabá, Santarém, Redenção e Altamira.  A segunda sugestão para conter a gripe A no estado é elaborar um plano de contingência contemplando um eventual aumento do número de casos graves que necessitem de leitos de terapia intensiva.  A terceira medida de prevenção apontada pelo representante do sindicato dos médicos do Pará é que as autoridades competentes conduzam uma campanha maciça de esclarecimento à população sobre as atitudes indicadas para proteção individual e coletiva.  A sugestão do Sindmepa é que a campanha seja divulgada em veículos de amplo alcance, como rádio e televisão, durante o horário nobre.

Todas as propostas foram aprovadas pelos participantes da reunião e serão agora publicadas com recomendação do CES ao Governo do Estado.

O Sindmepa alerta ainda que as medidas de prevenção à doença devem ser seguidas tanto pelos profissionais de saúde que atendem aos pacientes com sintomas da Gripe A quanto pela população em geral, que precisa adquirir hábitos  básicos de higiene que evitam a transmissão do vírus H1N1, como lavar as mãos regularmente.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que