mar 29, 2024

mar 29, 2024

Empossados novos delegados de Tucuruí

Foram empossados, ontem à noite, em Tucuruí, os delegados sindicais que vão representar a categoria médica no município: os médicos Carlos Conde Rodrigues Júnior, Mora May Meira de Melo e Nazareno Silva Baía,  eleitos em dezembro de 2012 para um período de um ano. Os novos delegados ressaltaram a importância da união da categoria para o fortalecimento da classe.

“É fundamental a nossa organização para conseguirmos melhoramentos na qualidade das condições de trabalho, do atendimento, melhorias salariais e até na nossa relação com a população”, afirmou o delegado sindical Carlos Conde. Ele e os demais colegas empossados foram apresentados às autoridades locais pelo diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso.

Além de dar posse aos novos delegados, Cardoso promoveu visitas a unidades de saúde e falou dos compromissos do Sindmepa por uma saúde de qualidade.

No Hospital Regional de Tucuruí a diretora Clínica do hospital, Nazaré do Valle, recebeu os médicos e disse que vai se empenhar em ouvir a categoria e buscar sempre o diálogo na tomada de decisões, estabelecendo uma convivência “que respeite os médicos e preserve o serviço médico”.

No Ministério Público do Estado, a comissão foi recebida pelo promotor de justiça Antonio Manoel Cardoso Dias. Waldir Cardoso falou sobre a postura do Sindicato dos Médicos e seu compromisso com a saúde e a cidadania e propôs uma parceria na luta pela melhoria das condições de atenção à saúde em Tucuruí.

A comitiva visitou ainda a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e unidades da Estratégia Saúde da Família, cujo funcionamento foi bem avaliado pelos sindicalistas. Foram visitadas as unidades de Paravoá, localizada em uma área de invasão urbanizada pela prefeitura, Jardim Colorado e Getat.

A unidade de Paravoá foi adaptada em uma casa alugada. Funciona com equipe completa. Tem sala de vacina, curativos, farmácia, consultório odontológico equipada, consultório médico, sala de espera, triagem, setor de arquivo, banheiros. Todas as salas são climatizadas.

No PSF do Jardim Colorado e no PSF do Getat funcionam duas equipes com estrutura semelhante ao Paravoá. Nestas duas unidades foi inserido um jardim de inverno que dá mais conforto a funcionários e clientela. A enfermeira Hilda, coordenadora do PSF, informou que neste ano serão inaugurados mais seis equipes do PSF em Tucuruí. A cobertura está em cerca de 40% e pode chegar a 60% com esta ampliação.

A posse dos delegados foi prestigiada por médicos dos principais locais de trabalho do município, inclusive de médicos da Estratégia Saúde da Família. Estes já solicitaram a presença dos delegados em reunião com o Secretário de Saúde para tratar de remuneração e condições de trabalho na ESF.