sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

FMB reúne-se em Conselho Deliberativo  e traça metas para 2018

Dirigentes da Federação Médica Brasileira (FMB) e representantes de sindicatos de base participaram nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, de Conselho Deliberativo da entidade, em São Paulo.

Além da aprovação das contas pelo Conselho Fiscal, os dirigentes promoveram diversos debates de interesse dos médicos. “Encerramos o ano com a plena certeza do dever cumprido. Avançamos em muitas frentes de trabalho e principalmente, cumprimos o nosso objetivo de promover a visibilidade da entidade, de fazê-la conhecida, de formar parcerias que possam contribuir para o cumprimento de nosso objetivo de garantias dos direitos dos médicos brasileiros e da saúde de qualidade a todos”, destaca o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso.

Além de aprovado o calendário de reuniões para 2018, os dirigentes debateram sobre o Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem). O evento está sendo construído com as demais entidades médicas nacionais e deverá ser realizado no primeiro semestre do próximo ano.

Outro ponto de pauta foi a Frente Parlamentar da Medicina. Ainda em dezembro será realizado o primeiro encontro para definição das atividades. A vice-presidente da FMB, Janice Painkow representará a FMB na oportunidade.

Sindicatos

No Conselho Deliberativo, foi aberto espaço para os representantes de sindicatos apresentarem suas atividades nos últimos meses. “Os relatos de problemas são muito semelhantes. Gestões públicas e organizações sociais que não pagam os médicos, problemas nas negociações de salários, falta de estrutura para trabalhar, entre outros. O Sindicato do Ceará foi o que nos apresentou os problemas mais graves e por isso, iremos nos posicionar nos próximos dias”, destaca Waldir.

Para o presidente da FMB, no entanto, um grande aspecto positivo deste encontro foi observar a mudança positiva dos sindicatos em relação à questão de seus financiamentos “Os dirigentes sindicais estão se posicionando de maneira diferenciada e mais propositiva para convidar os médicos a se aliarem aos sindicatos. Foram compartilhados vários casos interessantes”, afirma.

Financeiro

Além da aprovação das contas do último período pelo Conselho Fiscal da FMB, o presidente Waldir apresentou a proposta de financiamento da entidade para 2018. Tratou sobre a projeção das despesas mensais e aprovou por unanimidade, o médico Eduardo Cruells Vieira como secretário de Finanças da entidade após renúncia de José Erivalder Guimarães de Oliveira.

Na mesma oportunidade, Nara Neli Torres e Maria das Neves Bezzerra, foram aprovadas como conselheiras fiscais titulares em substituição a Éder Gatti (renúncia) e Wilson Franco (in memorian),

FMB virtual

Uma outra novidade aprovada em Conselho Deliberativo são as reuniões virtuais. A partir de dezembro, os diretores da FMB debaterão por ambiente digital on-line todas as questões relacionadas à entidade e aos sindicatos. “Programamos 10 reuniões para os próximos meses, além das reuniões virtuais do Núcleo. Além do custo ser infinitamente menor do que as reuniões presenciais, que não deixarão de acontecer, temos a chance de nos falarmos mais vezes”, encerra Waldir.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que