Afiliado a:

Frente Parlamentar da Medicina será lançada no Dia do Médico

No mesmo dia em que será realizada a solenidade em homenagem ao Dia do Médico, 18, os deputados federais lançam, no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados e com a participação de dirigentes médicos de federações, conselhos, associações e sindicatos de todo o Brasil, a Frente Parlamentar da Medicina (FPmed). O evento se inicia às 9h.

“É um avanço histórico para os médicos brasileiros. A partir de agora teremos um braço político entre os deputados e mais chances de avançarmos com nossas proposições não só para a categoria médica, mas para o sistema de saúde. A medicina passa a ser pauta efetivamente no cenário político nacional”, declara Waldir Araújo Cardoso, presidente da Federação Médica Brasileira.

A FPMed será formada por deputados e senadores e reuniu o apoio de quase 200 parlamentares para a sua instalação. Segundo o deputado federal Henrique Mandetta (DEM/MS), que presidirá a Frente, a iniciativa é fundamental porque a medicina não tem organização política nenhuma dentro do Congresso Nacional. “E, por isso, nos últimos anos sofreu inúmeras derrotas aqui dentro por não estar devidamente representada nessa Casa”, afirma.

De acordo com Waldir Cardoso, a proposta é que a FPMed coloca em discussão assuntos que são considerados graves para a medicina, como a autorização indiscriminada de novos cursos de medicina, a criação da carreira federal para médicos para ocupação dos vazios assistenciais, o financiamento da saúde público e todos os demais problemas que alçaram o Sistema Único de Saúde (SUS) a um momento de grande crise por não conseguir cumprir de maneira integral suas proposições.

O deputado Mandetta acrescenta outras questões como o programa Mais Médicos sem aplicação do Revalida para os formados no exterior. “A FPMed permitirá a atuação política dos dirigentes médicos no Congresso Nacional para fazer a defesa profissional e a construção de leis, projetos e audiências públicas que enalteçam a Medicina Brasileira”.

Fonte: Assessoria de imprensa FMB

Deixar um comentário