qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas promove 3º Congresso Pan Amazônico da especialidade

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), abriu as inscrições para a terceira edição do Congresso Pan Amazônico de Oncologia, um dos maiores eventos da área no Norte do País, e que acontece em Manaus, entre os dias 11 e 14 de novembro. Na ocasião, temas como a atualização de protocolos e novos tratamentos para o controle do câncer serão abordados. A atividade, de caráter científico, acontece no Hotel Intercity Premium, localizado na rua Marciano Armond, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. A expectativa é que cerca de mil congressistas compareçam ao evento.

O público inclui palestrantes, acadêmicos, pesquisadores, professores além dos mais variados profissionais das áreas da saúde e ciências sociais. Fazem parte do cronograma o III Congresso de Enfermagem Oncológica, o I Workshop de Radiologia e o I Congresso Multidisciplinar de Oncologia em Cabeça e Pescoço, além da exposição de trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito da Fundação Cecon.

Inscrições – O acesso às informações atualizadas sobre o evento e a ficha de inscrição estão disponíveis no portalwww.panamazonicodeoncologia.com.br. O Pan Amazônico de Oncologia está sob a coordenação da Diretoria de Ensino e Pesquisa da FCecon.
Temas atuais – De acordo com a diretora deste departamento, doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Kátia Luz Torres, o congresso comportará discussões sobre temas atuais nas seguintes áreas ligadas à oncologia nas especialidades clínicas e cirúrgicas: Imagenologia, mastologia, ginecologia, urologia, cirurgia de cabeça e pescoço, oncologia cutânea, cirurgia geral oncológica, e radioterapia. Além de temas como prevenção do câncer, imunologia, oncologia molecular, controle de infecção hospitalar, nutrição, controle de qualidade, odontologia, fisioterapia e assistência farmacêutica.

“A FCecon, com o apoio direto do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), e de outros órgãos estaduais e instituições educacionais brasileiras sediadas fora do Amazonas, tem fomentado a discussão e o aprimoramento técnico dos profissionais que atuam na área da saúde, em especial, na assistência ao paciente oncológico, um dos nossos focos como unidade de referência no diagnóstico e tratamento do câncer na Amazônia Ocidental”, explicou a diretora de Ensino e Pesquisa.

De acordo com ela, a triagem e o rastreio de pacientes portadoras de HPV – causador do câncer de colo uterino -, é um dos temas definido para ser abordado na ocasião do congresso, uma vez que o assunto tem norteado diversas pesquisas no âmbito da Fundação e tem merecido atenção especial das autoridades, as quais vêm implementando medidas de combate ao vírus, a exemplo da vacinação gratuita de meninas com idade de 11 a 13 anos, nas escolas municipais e estaduais do Amazonas.

Sobre o Congresso – A primeira edição do Congresso Pan Amazônico de Oncologia ocorreu em 2011, com a presença de 1,2 mil pessoas. Com o sucesso registrado, o evento se repetiu em 2013, tornando-se permanente no calendário estadual de atividades científicas.

O congresso é realizado a cada dois anos e tem reunido milhares de estudantes e profissionais das mais diversas áreas da saúde, possibilitando a troca de experiências e o acesso a resultados de pesquisas voltadas à oncologia, com a apresentação de casos e novas técnicas aplicadas tanto no tratamento clínico, quanto no cirúrgico.

Fonte: Correio da Amazônia

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que