Afiliado a:

Hoje é dia de prevenção à pneumonia

O dia 12 de novembro é marcado pelo Dia Mundial da Pneumonia. A doença é caracterizada por infecções que se instalam nos pulmões.

Existem três formas de o indivíduo contrair a pneumonia, através de fungos, vírus ou bactérias. Em geral, a pneumonia pode ocorrer quando um germe, altamente virulento, entra no organismo do paciente. Outro fator é quando há uma falha no sistema de defesa das vias respiratórias e esses micro-organismos chegam ao tecido pulmonar, causando infecção.

Entre os sintomas da doença estão febre alta (acima de 38°), tosse, falta de ar e secreção purulenta, alteração na pressão arterial, dor torácica, entre outros.

São fatores de risco para a doença: Fumo, o tabaco por si só causa reação inflamatória que facilita a entrada de outros agentes agressores nos pulmões; álcool, pessoas que bebem têm a imunidade diminuída e uma diferente capacidade de coordenação do sistema respiratório; outro fator de risco a considerar é a existência de uma doença pulmonar prévia, por exemplo, a bronquite crônica. O comprometimento do sistema imunológico facilita o aparecimento de pneumonias.

É importante ressaltar que essa doença pode ter evolução muito rápida. Por isso, ao sentir os primeiros sintomas procure o atendimento de um médico.

Deixar um comentário