qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Hospital Regional de Tucuruí está deteriorado

Com instalações deterioradas, falta de equipamentos e materiais o Hospital Regional de Tucuruí enfrenta problemas no seu funcionamento. A constatação foi feita em recente visita técnica realizada ao município pelo diretor do Sindmepa, João Gouveia. A carência é tamanha que até mesmo lençóis, travesseiros e fronhas precisam ser levados pelos pacientes. A visita durou dois dias e incluiu diversos locais, como a Unidade Municipal de Saúde e o Hospital Municipal, que estão em boas condições.

“Consideramos que as unidades municipais estão em condições adequadas, apena necessitando de pequenas melhorias. A UPA de porte II também apresenta atendimento de boa qualidade e o programa Estratégia Saúde da Família está muito bem estruturado, cobrindo quase 80% da população”, relata o diretor.

“Em relação ao Hospital Regional é onde se encontra o gargalo da saúde no município, pois suas instalações estão deterioradas e as únicas alas que estão em melhores condições e que foram reformadas recentemente são a maternidade e pediatria”.

O diretor João Gouveia visitou hospitais em Tucuruí
O diretor João Gouveia visitou hospitais em Tucuruí

Embora o centro cirúrgico disponha de quatro salas de cirurgias, apenas duas estão em pleno uso, já que uma delas está desativada e a outra sendo utilizada de forma precária, afirma o diretor. Faltam materiais de qualidade para a realização de neurocirurgias e cirurgias da ortopedia, que necessita de um raio X com intensificador de imagem.

“Em todos os locais visitados é visível a carência. Não tem lençóis, travesseiros nem fronhas. Só tem um fisioterapeuta para todo o hospital que há mais de um ano está sem tomógrafo”, afirma Gouveia.

O Sindmepa constatou ainda que numa ala de enfermarias duas salas foram isoladas e permanecem de portas fechadas com a justificativa de se tratar de apartamento funcional para funcionários. “Vamos denunciar isto porque é totalmente irregular”, garante o diretor do sindicato.

Irregularidades foram detectadas
Sala irregular

Ainda durante a visita foi identificada uma UTI improvisada na urgência e emergência, com três leitos em local totalmente inadequado, pois a CTI do hospital com sete leitos estava lotada. A esterilização do hospital também está comprometida, informa o médico. Necessita de um novo autoclave pois o existente está com defeito. No laboratório, dois aparelhos de grande importância para suporte, diagnóstico e tratamento estão com defeito e só há farmacêutico bioquímico no período do dia.

Durante a visita, em audiência com o secretário municipal de saúde, Charles Tocantins, foi informado que houve reajuste na data-base de 8,49% aos funcionários mas os médicos são contratados através de empresas terceirizadas. A prefeitura está sendo instada pelo MPE a acabar com esta forma de contratação e realizar concurso público.

Estado de greve

Servidores realizaram AGE em Tucuruí
Servidores realizaram AGE em Tucuruí
Durante a visita técnica foi realizada assembleia geral dos médicos que trabalham no Hospital Regional e no municipal, ficando decidido que será elaborado um relatório circunstanciado por setor de especialidade para cobrança junto à Sespa das melhorias no hospital. Os médicos do HRT resolveram manter o estado de greve, pois além da falta de condições adequadas para realização de suas atividades profissionais, a Sespa vem cortando honorários de serviços já realizados sem que tivesse havido qualquer acordo para isso. Será solicitada reunião com a Sespa para resolver problemas do trabalho e a regularização do pagamento acordado, inclusive do corte efetuado.

Durante a AGE, médicos denunciaram que informações vindas da Sespa garantem que o hospital vai fechar as portas para urgência e emergência e iriam suspender os atendimentos em psiquiatria e o serviço de cirurgia reparadora em queimados e outros casos. As informações ficaram de ser apuradas e, caso se confirmem, será denunciado ao Ministério Público por ser um grave prejuízo à população por ser este o único hospital que atende a área industrial da hidroelétrica de Tucuruí.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que