qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

HPSM da 14 recebe primeira visita técnica após reinauguração

O Sindmepa realizou uma visita técnica ao HPSM Mario Pinotti, nesta manhã (18) e constatou que as condições dos instrumentos médicos, materiais, medicamentos e equipamentos são muito boas.

Durante a visita, os diretores Hildebrando Costa, João Gouveia e Wilson Machado verificaram que algumas áreas no PSM da 14 precisam ser ajustadas como a triagem, por exemplo, “usando o protocolo de Manchester há uma grande demora no atendimento aos pacientes. Isto gera muita reclamação e acúmulo de pacientes na sala de espera”, explicou o diretor João Gouveia.

Outra área que precisa ser ajustada é a ortopedia, que não possui uma sala própria para atendimento. “A ortopedia está atendendo junto com clínicos, quando o recomendável é que a ortopedia atenda próximo à sala de gesso”, afirma o diretor.

Na sala onde deveria funcionar a vacinação, funciona o atendimento de assistência social. Não há sala especifica para sutura, elas são realizadas dentro da sala de gesso, o que não é recomendável.

A boa notícia é que a sala amarela, que atende pacientes de média complexidade, já está funcionando a CTI dentro do padrão.

Todas as inconsistências verificadas pelos diretores do Sindicato foram conversadas com o diretor do PSM, Leonardo Lobato, com o coordenador técnico, Ricardo Alves e o Coordenador de urgências, Ivison Carvalho.

Para os diretores, a impressão que fica do PSM Mario Pinotti é que, pelo número de pacientes que o pronto socorro tem recebido apenas nestes três dias que abriu as portas – após o incêndio –, se não houver grandes melhorias nas unidades de urgência e emergência da capital, que possibilite atendimento resolutivo, em pouco tempo o PSM da 14 pode se tornar o mesmo caos que é o PSM do Guamá, com superlotação de pacientes.

O diretor João Gouveia orientou, ainda, que a triagem dos prontos socorros deve ocorrer para atender somente pacientes de média e alta complexidade e os demais pacientes devem ser encaminhados às unidades de saúde de pequeno porte.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que