qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Jogo eletrônico alerta sobre cuidados com doença de Chagas

A doença de Chagas tem alcançado níveis endêmicos na Amazônia e no Pará. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), em 2016, até 19 de julho de 2016, foram constatados 127 casos positivos, conforme o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Especialistas dizem estar preocupados com a chegada do segundo semestre na região, pois entre outubro e novembro aumentam casos da doença já que ocorre o pico da safra do açaí.

Para alertar sobre os cuidados com a doença de Chagas, o estudante de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), Jefison Lopes, criou o jogo eletrônico para celulares: o Chagame. O game é ambientado em espaços regionais como o mercado do Ver o Peso e a Estação das Docas e remete o jogador ao clássico do mundo dos games, o Mário World, da Nitendo. Assim como o jogo do encanador, o usuário do Chagame deve desviar de obstáculos e tentar pegar itens que acumulem pontos para avançar de fase. O oponente no jogo é mosquito barbeiro e sinaliza perigo para o usuário não perder o jogo.

A criação do aplicativo ocorreu por meio do projeto de extensão “Ações Integradas para a Prevenção de Doenças Transmitidas por Alimentos”, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, coordenado pela professora-doutora Dilma de Souza, coordenadora do Programa de Doença de Chagas do Hospital João de Barros Barreto (HUJBB) e da Faculdade de Medicina da UFPA. A doutora Maria Tereza Sanches é vice-coordenadora do Programa.

“Um dos objetivos do projeto é motivar a pesquisa sobre doença. O Jefison se interessou por essa vertente e durante a conversa com os alunos teve a ideia de fazer o aplicativo, por observar que as crianças jogam muito no celular. Por ser lúdico o jogo desperta e fixa mais o aprendizado. Iniciamos com um trabalho artesanal, tendo dicas de especialistas, até chegarmos ao Chagame. Provavelmente, o jogo será aprimorado porque foi criado para o público infanto-juvenil, mas, depois de dois meses em teste, percebemos que os adultos se interessam também”, observa Dilma Souza.

O Chagame está disponível para aparelhos que possuam sistema operacional Android a partir das versões 4.5 na Google Play, onde os usuários além de baixar o jogo podem deixar uma avaliação sobre o aplicativo. Em breve deverá estar disponível para computadores e aparelhos com sistema operacional IOS. Para realizar o download do jogo, clique aqui.

 A Doença: A doença é transmitida por insetos triatomíneos conhecidos como “barbeiros”, que no seu intestino abrigam um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. Este quando eliminado junto com as fezes dos insetos, em contato com a pele pode contaminar o homem. Os reservatórios do protozoário são pelo menos 100 espécies de mamíferos silvestres como tatus, ratos e gambás. 

Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA

Fotos: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA.
Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que