ter

ter

abr 16, 2024

Médicos Peritos do INSS cobram mais segurança no trabalho

Os médicos peritos do INSS realizaram uma assembleia geral no auditório do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), no dia 03 de setembro. Com a presença dos diretores do sindicato, os médicos avaliaram as questões estruturais e principalmente de segurança dos postos de atendimento do Instituto.

|Além das deficiências em relação a materiais e equipamentos para realizarmos as perícias, não temos estrutura de segurança que nos ampare no caso de violência contra o nosso trabalho|, declarou a médica perita Cláudia Beatriz, que teme a ocorrência de mais casos de agressões físicas como ocorreu no final do mês de agosto com uma médica da agência de Ananindeua. |As agressões verbais e ameaças são diárias, o que tememos é um dia termos que suspender os trabalhos para enterrar um colega de profissão|, acrescentou.

O diretor do Sindmepa, João Gouveia, analisa essas declarações com preocupação e se questiona porque as medidas de segurança ainda não foram tomadas pela direção regional do INSS. |Essas denuncias já foram feitas a mais de seis meses para a diretoria regional do INSS, oito médicos já foram agredidos só este ano no Estado e as condições de trabalho são precárias. Será que o Instituto espera que algo mais grave, como uma morte, aconteça para tomar providencias?|, questionou o diretor.

Em janeiro de 2009, a tentativa de agressão a uma médica do Instituto ganhou repercussão nacional e motivou a vinda do gerente regional do INSS, André Paulo Félix Fidelis, ao Pará. Na ocasião, Fidelis se reuniu com a diretoria do Sindmepa e garantiu que no prazo de um mês as medidas de segurança seriam implementadas nas 27 Agências da Previdência Social (APS) do Estado. |Apesar do comprometimento do gerente regional e da pressão do Sindmepa, nada foi feito e mais casos de agressões estão acontecendo|, lamentou Wilson Machado, diretor do Sindmepa.

Devido à elevada sensação de insegurança e estresse muitos médicos estão pedindo afastamento do trabalho e outros já pensam até em pedir demissão. O déficit de médicos peritos no INSS é superior a 200 profissionais para atender todo o Estado. |O INSS apresenta um quadro com 74 médicos peritos no Pará, o que não atende os 143 municípios. Para suprir essa deficiência, os médicos são remanejados do seu município base, o que compromete a qualidade do atendimento e sobrecarrega o profissional|, ressaltou Gouveia.

Reunião – Na próxima quinta-feira (17), haverá uma audiência do Sindmepa e os médicos peritos com a procuradora federal Ana Karízia Teixeira, do Ministério Público Federal (MPF), e a gerência do INSS. Os médicos aguardam que o MPF e o INSS do Pará apresentem uma solução para todo esse descaso que prejudica também a população que necessita do serviço.