qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Novo superintendente do MTE no Pará defende criação de conselho sindical

O novo superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Pará, Esmerino Neri Batista Filho, mais conhecido como Miriquinho Batista, convidou o Sindicato dos Médicos do Pará a compor um conselho sindical, que terá como objetivo tratar de problemas envolvendo trabalhadores no estado do Pará. Ele fez o convite durante visita de cortesia promovida por diretores do Sindmepa à superintendência, na manhã desta sexta-feira.

Miriquinho mencionou como exemplos de problemas comuns do trabalho no Pará o trabalho escravo, trabalho infantil e a falta de vagas para portadores de deficiência. “Várias empresas estão dentro da lei com relação à abertura de vagas para portadores de deficiência, mas o problema é que não distribuem as vagas pelas diferentes regiões. Só há vagas para São Paulo. O que não pode”, disse o superintendente.

As questões de trabalho infantil, menor aprendiz e trabalho escravo também foram abordadas durante a audiência. Muitas empresas usam o menor aprendiz em substituição a um trabalhador normal, disse Miriquinho. Para discutir todo esse universo de problemas que afetam os trabalhadores no Pará é necessário a parceria dos sindicatos, daí a necessidade de criação de um conselho sindical, disse o superintendente. “Temos que ter a força sindical para discutir todos esses problemas e vamos institucionalizar isto, para que permaneça nas gestões futuras”, disse.

Os diretores do Sindmepa João Gouveia, Waldir Cardoso e Emanoel Resquet, deram boas-vindas ao novo superintendente e demonstraram interesse do sindicato em participar do Conselho. “Temos problemas de fraudes trabalhistas no regime celetista”, disse o diretor João Gouveia. “A burla da legislação trabalhista começa pelo próprio aparelho de estado, pelos municípios, e agora está avançando para a iniciativa privada”, disse Waldir Cardoso, referindo-se ambos às formas de contratação irregular de médicos, que trabalham sem carteira assinada em mais de 90% dos estabelecimentos públicos e privados do estado.

Miriquinho Batista é formado pela UFPA e foi deputado estadual por três mandatos. Nascido na cidade de Abaetetuba, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Administração de Belém e depois foi nomeado pelo presidente Lula como o 1º Superintendente Regional do Ministério da Pesca e Aquicultura na Região Norte. Em 2010, foi eleito deputado federal. Tomou posse na superintendência regional do trabalho em janeiro deste ano.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que