Afiliado a:

Pediatras do PSM da 14 fazem movimento contra pagamentos atrasados

Cerca de 30 médicos pediatras que tiram plantões no atendimento do Hospital Municipal Mário Pinotti, o PSM da 14, decidiram deflagrar um movimento de triagem na porta de entrada do hospital a partir da próxima segunda, 22. Eles reclamam dos constantes atrasos nos pagamentos de plantões que vem se arrastando desde outubro do ano passado. A triagem consiste em atender somente aqueles casos que realmente implicam risco de morte, classificado como a fila dos vermelhos.

A triagem vai começar a partir das 7h da manhã. Aqueles casos mais brandos classificados nas filas de azuis, verdes e amarelos serão encaminhados para Unidades Básicas de Saúde (UBS). O procedimento foi comunicado pelos médicos na tarde desta quinta-feira, por meio de um documento protocolado no CRM-Pará, à direção do hospital municipal e ao Sindmepa. Há médicos que já contabilizam até 15 plantões sem receber. A assessoria jurídica do Sindmepa já foi acionada para oferecer apoio jurídico ao grupo.

Além dos pagamentos em atraso, a falta de condições e de materiais para a atividade profissional também são problemas que agravam a situação dos médicos no Pronto Socorro Mario Pinotti. Eles apontam no documento protocolado junto ao Sindmepa a “falta de materiais descartáveis como luvas, intracath, jelco, e medicações padronizadas pelo SUS, desde as mais simples como dipirona, até as mais necessárias em protocolos de atendimento à crianças gravemente enfermas como noradrenalina, também inviabilizam o atendimento adequado ao paciente recebido”.

Segundo o diretor do Sindmepa, João Gouveia, a situação está insustentável, com a maioria dos médicos enfrentando problemas para resolver suas demandas pessoais. “Não temos como adiar o pagamento de nossas contas de luz e água. Como fazemos?”, questiona um médico. Gouveia destaca que o objetivo do grupo e do Sindmepa é negociar um acordo direto com a direção do hospital para não prejudicar o atendimento às crianças que procuram diariamente o hospital da 14 para procedimentos.

Leia o documento na íntegra aqui: RELATÓRIO E NOTIFICAÇÃO DO MOVIMENTO

Deixar um comentário