qui

abr 18, 2024

qui

abr 18, 2024

Pesquisa do Dieese apresenta queda nos preços de pescado

O Dieese Pará apresentou nesta sexta-feira o resultado da primeira pesquisa conjunta realizada pelo convênio de cooperação técnica firmado com a Secretaria Municipal de Economia, o convênio Dieese/Pará e Secom/PMB com o balanço do preço do pescado comercializado em 11 mercados municipais de Belém, envolvendo 38 tipos de pescados mais consumidos pela população, inclusive o caranguejo e o camarão regional. O diretor do Sindmepa, João Gouveia, diretor sindical do Dieese, participou da reunião.

As pesquisas semanais mostraram que em maio, pelo segundo mês consecutivo, o preço do pescado na grande Belém apresentou recuo, após as altas ocorridas na Semana Santa. Estas quedas de preços ocorreram, após aumentos sucessivos entre novembro do ano passado até março deste ano, abrangendo praticamente todos os tipos de pescado comercializados em mercados municipais da capital.

As maiores quedas de preços foram observadas nos seguintes tipos de pescado: Pescada Gó, com queda de 27,16%, seguida da Piramutaba, com queda de 14,55%; da Dourada, com queda de 14,31%; do Filhote, com queda de 11,44% e do Tucunaré, com queda de 11,40%.