qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Plenária metropolitana escolhe delegados ao CES

Aconteceu na manhã da última quarta-feira (14), no Centro de Inclusão e Cidadania, a plenária metropolitana I para escolha de delegados à Plenária Estadual que escolherá as entidades que irão compor o próximo Conselho Estadual de Saúde (CES). O Sindmepa indicou cinco delegados e dois suplentes.

050

O evento reuniu as principais entidades da Saúde, trabalhadores, gestores, prestadores de serviços e usuários do SUS para pleitear vagas no CES para o biênio 2016/2018. Ao todo, nove plenárias regionais devem anteceder a plenária estadual, culminando com a eleição que definirá a composição do novo conselho no dia 24 de novembro.

Para o diretor João Gouveia, é importante que a categoria médica milite na saúde, pois desta forma, acumulam experiências técnicas e podem contribuir para a melhoria da saúde pública.

O diretor Wilson Machado ressaltou a importância do Conselho Estadual de Saúde como uma instituição fiscalizadora, mas reconheceu que o CES apresenta limitações, já que não tem o poder de executar ações.

A plenária estadual terá a participação dos delegados eleitos nas etapas regionais, que concorrerão à escolha das entidades e instituições que comporão o CES, distribuídas entre os segmentos dos usuários, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviços. Após o pleito, entidades e instituições eleitas terão dez dias para apresentarem seus representantes que ocuparão os 56 assentos no colegiado, sendo 28 titulares e 28 suplentes.

O CES é um órgão colegiado de deliberação superior do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), no âmbito do Estado. Tem caráter permanente e como objetivo estabelecer as diretrizes da política estadual de saúde, bem como o acompanhamento, controle e avaliação da execução, em conformidade com a Constituição Estadual e com as leis pré-estabelecidas. Já os conselheiros, como facilitadores do controle social, devem estar imbuídos em aprimorar o SUS, através do equilíbrio entre a política de saúde, a democracia e a participação.

Pelo Sindmepa, participaram do evento os diretores João Gouveia, Waldir Cardoso, Wilson Machado, Lafayette Monteiro, Hildebrando Costa, José Martins, Erivaldo Pereira, Renato Bordalo.

 

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que