Afiliado a:

PMB foi citada para explicar salário de médicos abaixo do mínimo

O Sindmepa busca equiparar o salário base dos médicos de Belém ao salário mínimo em vigor. A Ação Civil Pública foi movida pelo Sindmepa, na justiça, contra o município de Belém em novembro 2016.

Até o ano de 2015 o salário base recebido pelos médicos era equiparado ao salário mínimo vigente, porém, a partir do início de 2016 a prefeitura de Belém deixou de atualizar o salário base dos médicos fazendo com que estes recebam valores defasados há mais de um ano.

O assunto foi motivo de diversas reuniões com o prefeito Zenaldo Coutinho. Na ocasião, os médicos, insatisfeitos com o salário base abaixo do mínimo; congelamento de abonos salariais há 11 anos; plantões extras sem reajustes por 5 anos; somando perdas salariais de 13,67%, deram início ao estado de greve na saúde em Belém.

Em novembro de 2016 a juíza Kátia Parente citou o município de Belém para apresentar defesa. O município já apresentou a contestação e o Sindmepa agora aguarda ser chamado pela juíza para contra argumentar. A Ação Civil continua em andamento na 4ª Vara de Fazenda Pública de Belém.

Deixar um comentário