qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Santa Casa é tema de audiência pública na CMB

Os problemas da Santa Casa estão fora dela e, portanto, é necessário que se encontre soluções para a saúde como um todo, no Estado, para que se possa superar os graves problemas localizados na maior maternidade pública do Estado. A opinião foi defendida pelo diretor do Sindmepa, João Gouveia, ao participar ontem de sessão especial realizada pela Câmara Municipal de Belém para discutir o assunto.

O diretor ressaltou que providências urgentes precisam ser tomadas para se reduzir o número de mortes materno-infantil na Santa Casa. Segundo dados apresentados por ele, no mês de maio deste ano, 24 bebês vieram a óbito no hospital e em junho este número mais que dobrou, totalizando perto de 50 bebês mortos.

De acordo com o diretor, é necessário que se solucione o problema da saúde como um todo no Estado para que se reflita na Santa Casa, disponibilizando financiamento adequado, gestão eficiente, valorização do servidor e a priorização da Atenção Básica. “Devemos gastar dinheiro com a saúde, e não com a doença”, completou João Gouveia.

“A Santa Casa está um caos. Abandonada pela gestão. O funcionário não tem condições de trabalhar, porém não pode denunciar”, disse o presidente da Associação dos Funcionários da Santa Casa, Flávio Costa, afirmando que os servidores são penalizados por conta das denúncias de que havia bactéria no hospital e impedidos de falar das péssimas condições de trabalho no local.

Flávio Costa destacou também que, apesar do governo afirmar que não irá privatizar o novo hospital da Santa Casa quase todos os seus serviços já estão terceirizados.

“O Estado passa por um gravíssimo problema na saúde. A saúde vem sendo maltratada e nada é feito contra isso. Tivemos em um só mês, dezenas de mortes de recém nascidos”, destacou o vereador Francisco Almeida.

Também participaram da sessão pelo Sindmepa os diretores Lafayette Monteiro, Douglas Vasconcelos e a diretora Vilma Hutin, que atua na pediatria da Santa Casa.

Texto: Ascom/Sindmepa

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que