mar 29, 2024

mar 29, 2024

Santa Casa terá gerenciamento público, diz secretário

A comissão de saúde da Assembleia Legislativa do Estado vai agendar uma reunião ampla, com a presença do governador, para se discutir as questões da saúde no Estado. Este foi um dos encaminhamentos tirados da reunião de hoje, convocada pela Comissão para tratar das mortes dos bebês da Santa Casa e que contou com a presença de diretores do Sindmepa, do secretário de Saúde do Estado, Hélio Franco, e dirigentes da Santa Casa. Durante a reunião, o secretário reafirmou declarações de que a gestão da nova Santa Casa não será terceirizada.

Hélio Franco já havia declarado que a Santa Casa será gerenciada pelo serviço público, em reunião realizada ontem no Conselho Estadual de Saúde (CES), o que deixou médicos e servidores da Santa Casa mais aliviados. “Consideramos uma vitória do movimento contra a privatização da Santa Casa o anúncio do secretário de que o hospital terá gerenciamento público, mas vamos continuar na luta por melhores condições de trabalho e remuneração”, disse o médico João Gouveia, diretor do Sindmepa, que participou da audiência pelo Sindicato, junto com os demais diretores Vilma Hutim e Lafayette Monteiro.

Outro saldo positivo da reunião da Comissão de Saúde foi o convite para o Sindmepa participar das reuniões mensais da comissão. Com o convite, o Sindmepa vai reapresentar proposta de protocolo de cooperação com a Alepa, que prevê a consultoria técnica de médicos a projetos na área da saúde.

A Comissão de Saúde também decidiu realizar uma reunião ampliada envolvendo todos os municípios do Estado para tratar da responsabilidade de cada um no atendimento materno-infantil. “A denúncia do Sindmepa já começou a surtir efeito com a redução das mortes de bebês na Santa Casa, mas precisamos manter um fórum de discussão sobre todos os problemas estruturantes que envolvem a saúde pública no Pará”, resumiu João Gouveia.

A reunião da comissão de saúde da Alepa foi prestigiada por dez deputados da Casa.