Afiliado a:

Saúde do adolescente será tema de simpósio durante Congresso Brasileiro de Pediatria

Como conduzir a transição do paciente que chegou aos 20 anos de idade para o médico de outra área? Essa é uma questão que, por vezes, pode ser difícil para o pediatra, principalmente quando se trata de pacientes portadores de doenças crônicas. O tema, inédito, será um dos destaques do 1º Simpósio de Medicina do Adolescente, evento que integra a programação do 37º Congresso Brasileiro de Pediatria, promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O simpósio acontece nos dias 14 e 15 de outubro, no Rio de Janeiro e contará com palestrantes de instituições de diversas capitais do País. A expectativa dos organizadores é de que o evento reúna cerca de 300 participantes.

Outros temas prevalentes que envolvem a população nessa faixa etária e que serão abordados no evento são: sexualidade e saúde reprodutiva; atividade física; anabolizantes; a autoimagem (como o paciente se vê no espelho, a pressão social em relação à estética e as questões psicológicas envolvidas); cirurgia plástica; avanços na condução de casos de excesso de peso; e redução de maioridade penal, entre outros.

“A programação científica é ampla, com temas multidisciplinares, que contemplam a adolescência como um todo. Teremos, por exemplo, uma conferência com o neurologista e pesquisador do Instituto Fernandes Figueira, órgão ligado à Fundação Oswaldo Cruz, Adailton Pontes, que permitirá aos participantes entenderem o desenvolvimento do cérebro do adolescente à luz da Neurociência”, comenta a presidente do evento, Katia Telles Nogueira.

Além de pediatras, o 1º Simpósio de Medicina do Adolescente tem como público alvo, profissionais e estudantes de Medicina, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e enfermeiros.

As inscrições para o Simpósio estão abertas e podem ser feitas no site do evento: http://www.adolescencia2015.com.br

Deixar um comentário