Afiliado a:

Segunda edição do Cine Sindmepa coloca em debate a temática do aborto

O Sindmepa abriu as suas portas novamente para a exibição da segunda edição do Cine Sindmepa que, desta vez, trouxe a temática do aborto com a exibição do filme Regras da Vida, 1999. O projeto visa, periodicamente, receber médicos, acadêmicos e a sociedade em geral para a exibição de filmes que discutam temáticas relevantes à saúde. Ao final de cada exibição os presentes têm a oportunidade de debater sobre o tema em questão com especialistas no assunto.

O filme é baseado no best-seller de John Irving e conta a história de Homer Wells, um garoto sem parentes que passa a ter como mentor um médico de um orfanato, Dr. Wilbur Larch. O médico ensina a Homer tudo o que sabe sobre medicina, mas nunca o ensinou as regras da vida propriamente ditas.

O debate que sucedeu a exibição do longa foi mediado pelo crítico de cinema organizador do evento, Edvan Brandão e contou com a presença da doutora Neila Dahas, como debatedora.

De acordo com a doutora Neila Dahas, que trabalhou como ginecologista no Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará, o hospital já chegou a receber cerca de 350 mulheres em um mês em situação de abortamento, seja espontâneo ou não. Para ela, a temática é importante pois leva o público a refletir sobre a situação de muitas que mulheres que chegam a fazer o aborto em locais precários.

Imagem: Neto Maia

Deixar um comentário