mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sesma promete pagar plantões em atraso até segunda-feira

Até o próximo dia 22 a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) estará cumprindo com o compromisso de pagar os plantões médicos extras realizados em novembro nas unidades de saúde e hospitais municipais. Já o décimo terceiro dos servidores da Sesma será pago até o dia 20, sábado. As informações foram repassadas pelo secretário de saúde do município, Sérgio Figueiredo, a diretores do Sindmepa que participaram de uma audiência com o titular do órgão, Sérgio Figueiredo, hoje de manhã, no HPSM da 14 de março.

Vários problemas enfrentados pelos médicos no exercício profissional no município foram abordados na reunião, que teve a participação de representantes da Sesma, HPSM da 14, HPSM do Guamá, Hospital municipal de Mosqueiro e UPA de Icoaraci.

Sobre a melhoria das condições de trabalho a Sesma ficou de enviar um relatório sobre todas as unidades que já passaram por reforma e as que ainda serão reformadas, assim como as melhorias que serão efetuadas para melhorar as condições de trabalho da categoria.

A respeito de realinhamento salarial e contrato de trabalho dos médicos que trabalham sob regime de plantão extra, será constituída uma comissão com representantes da Sesma e Sindmepa para discutir o assunto. A primeira reunião da comissão já está marcada para o dia 10 de janeiro de 2015, na Sesma.

Quanto aos pagamentos de plantões já efetuados e que ainda não foram pagos pela Prefeitura, o secretário garantiu que os de novembro serão pagos até a próxima segunda-feira, 22. Os plantões que serão realizados no dia 24 à noite e no dia 25 durante o dia, serão pagos no dia 29 de dezembro. E os que serão feitos na noite do dia 31 e no dia 1º serão pagos no dia 25 de janeiro, juntamente com o pagamento dos plantões extras de dezembro e a partir de fevereiro de 2015 a data de pagamento dos plantões extras será no máximo no dia 20 de cada mês.

Ainda na reunião foi discutido o andamento do PCCR, a compra do hospital Porto Dias e o problema da emissão de certidões de óbito. O Sindmepa ficou de enviar à Secretaria propostas já discutidas em gestões anteriores sobre PCCR.

Participaram da reunião pelo Sindmepa os diretores João Gouveia, Wilson Machado, Lafayette Monteiro, Herivaldo Pereira e Douglas Vasconcelos.

“Achamos que a reunião foi produtiva e estamos otimistas de que vários problemas da relação médicos-município de Belém cheguem finalmente a um consenso”, resumiu o diretor João Gouveia sobre o encontro.