ter

abr 16, 2024

Sindempa Informa – 18.09.2016

CALOTE DA PMB

A prefeitura de Belém continua dando calote em médicos. Como já denunciamos aqui várias vezes, há meses que as situações se arrastam sem qualquer solução. Ainda não voltaram a pagar o adicional diurno e noturno e tícket-refeição dos médicos do PSM da 14; valores atrasados do pessoal do Samaritano e dos lotados na UTI pediátrica da Santa Casa. Como se isso não bastasse, os mais de 110% de defasagem nos abonos, e zero de reajuste salarial, neste ano com permanência do salário-base de R$ 788,00, portanto abaixo do salário mínimo em vigor. Sem dúvida, é a prefeitura fazendo do jeito certo. Só não se sabe para quem.

CORRIDA

Já estão abertas as inscrições para a II Corrida e Caminhada da Saúde, que acontece em novembro numa parceria do Sindmepa e Sindesspa. A corrida será organizada pela Central da Corrida e as inscrições podem ser feitas pelo site www.centraldacorrida.com.br e pelos sites do Sindmepa (www.sindmepa.org.br) e Sindesspa (www.sindesspa.com.br). Haverá prêmios em dinheiro aos primeiros colocados e todos os participantes receberão medalhas.

PROTESTOS IASEP (É O FIM)

Servidores do Estado protestaram esta semana na frente do prédio do Iasep, em Belém, cobrando explicações do governo sobre o plano, sobre o qual incidem descontos em seus contracheques sem, no entanto, dar o retorno esperado. Ninguém consegue se consultar e muito menos fazer exames. Clínicas e médicos credenciados não recebem há mais de seis meses e a dívida do Iasep só com um estabelecimento passa de R$ 1 milhão. O problema já foi denunciado pelo Sindmepa ao MP, mas o governo não acenou com nenhuma solução viável.

SETEMBRO VERDE

O Sindmepa esteve representado esta semana na audiência pública realizada na Câmara Municipal de Belém para discutir a campanha do Setembro Verde na cidade. Iniciativa do vereador Abel Loureiro (DEM), a audiência teve como objetivo a conscientização e incentivo à doação de Órgãos, Tecidos e Medula Óssea. O Sindmepa vem contribuindo para a campanha integrando o GT de transplantes do Pará, fazendo parceria com a Associação de Renais Crônicos, divulgando o assunto nas suas redes sociais e, neste mês, mantendo uma iluminação verde em toda a fachada do prédio-sede, além do símbolo da campanha ornamentando o prédio e distribuição de lixocar em alusão ao evento.

CURSO ACLS

Seguem até a próxima quarta-feira (21) as inscrições gratuitas para concorrer a cinco vagas para o Curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia – ACLS. Poderão concorrer ao sorteio médicos sindicalizados e que atuam na área da urgência e emergência. A turma nº 1 acontece nos dias 3 e 4 de novembro e a turma nº 2, nos dias 5 e 6, no hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Os interessados nas vagas oferecidas pelo Sindmepa devem ligar para 3224-3096.

JORNADA DIEESE

O Dieese-Pará realizou, no auditório do Sindmepa, a 3ª Jornada de debates do setor público: desafios diante do ajuste fiscal. Representantes de quatro centrais sindicais participaram do debate sobre como se posicionar diante dos graves problemas enfrentados pelos estados diante da crise econômica. O diretor do Sindmepa, João Gouveia, também diretor do Dieese-Pará, nos representou no evento.

ESCLEROSE

Uma correção. Na nota “Esclerose Múltipla”, publicada na coluna do dia 04.09. O parecer do médico paraense e conselheiro do CFM, Hideraldo Cabeça, referiu-se, na verdade, a Esclerose Lateral Amiotrófica.