abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindicato se manifesta sobre atendimentos na Santa Casa

O Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) esclarece que os médicos que trabalham na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará são profissionais compromissados com a vida e por isso nunca se recusaram a atender os pacientes que chegam à maternidade.

Segundo Waldir Cardoso, diretor do Sindmepa, é preciso esclarecer à população que a Fundação Santa Casa não é hospital de urgência, que recebe pacientes com todos os tipos de doenças, e sim um hospital de referência, que atende pacientes encaminhados de outros hospitais para serem tratados em casos específicos.

|A criança em estado grave deve ser levada aos Prontos Socorros Municipais da 14 de Março ou do Guamá, que devem estar equipados para recebê-las. Lá elas serão atendidas e, se houver necessidade, encaminhadas para os hospitais de referência, como a Santa Casa, o Ofir Loyola, Barros Barreto, entre outros|, esclareceu o médico.

Regulação – Uma das bandeiras do movimento de médicos da Santa Casa em parceria com o Sindmepa é a efetivação da referência, obedecendo o perfil do hospital. De acordo com os médicos da Santa Casa, o hospital permanece superlotado e os municípios do interior continuam enviando crianças sem regulação. |É preciso que todos os municípios do Estado se comprometam em melhorar o sistema de saúde oferecido aos seus habitantes e o Estado melhorar o sistema de regulação da Santa Casa|, declarou João Gouveia, diretor do Sindmepa.