Afiliado a:

Sindmepa Informa – 01.10.2017

NOVO AUDITÓRIO
Já está em fase final de construção a obra do novo auditório do Sindmepa. O investimento envolve alta tecnologia em todas funções, está equipado com som estéreo e isolamento acústico e capacidade para reunir 100 pessoas, podendo ser utilizado para projeção de filmes, palestras, vídeo conferências ou apresentações de peças teatrais, entre outros eventos. É mais uma obra do Sindmepa em sua política de fortalecimento do sindicato e valorização da categoria.
FINANCIAMENTO DA SAÚDE
Não é só a carência de recursos que dificulta o financiamento do SUS. Outros fatores estão na raiz do problema: a falta de prioridade da aplicação de recursos na Atenção Básica, a Corrupção e a judicialização de procedimentos sem comprovação científica. A análise, feita pelo representante do Sindmepa, João Gouveia, em seminário realizado esta semana pelo Conselho Estadual de Saúde, sintetiza o pensamento do sindicato sobre o tema. O seminário discutiu o Financiamento do SUS, Lei 141/2012 e outros instrumentos de gestão e planejamento.
PRONTUÁRIOS
Médicos são proibidos de revelar o conteúdo de prontuários ou fichas médicas sem autorização do paciente. Uma sentença favorável ao Conselho Federal de Medicina (CFM) ratificou a validade da Resolução CFM nº 1.605/2000, que prevê tal proibição. A decisão de um juiz de BH aconteceu em ação civel do MP de Minas objetivando que o CFM e os CRMs orientassem os médicos a entregar prontuários médicos ao MPF e MPE, sem necessidade de autorização do paciente ou da família. O presidente do CFM, Carlos Vital, lembrou que o sigilo médico está previsto desde o antigo Juramento de Hipócrates e hoje consta no Código de Ética Médica e diretrizes do CFM, Constituição Federal, Código Penal e Código de Processo Civil.
ALERTA
É preocupante o elevado número de suicídios registrados entre médicos e estudantes de medicina. Múltiplos empregos, estresse, excesso de álcool e facilidade de acesso a produtos que induzem à dependência são alguns dos fatores que podem contribuir para o problema, de acordo com estudo do CFM. O Conselho aponta que entre os profissionais liberais, os médicos são os que registram maior índice de suicídos. A depressão severa continua sendo a maior causa dos suicídios no mundo. É preciso enfrentar de cabeça erguida esse grave problema e procurar ajuda. Um alerta do Sindmepa nesse Setembro que se encerra, dedicado, entre outros males, ao combate ao suicídio e depressão.
ENCONTRO
No próximo dia 21, das 8h às 16h30, no Hotel Grand Mercure Belém, acontece o III Encontro Regional do Departamento Científico de Moléstias Neuro Musculares da Academia Brasileira de Neurologia. O encontro é voltado a estudantes, residentes e profissionais e oferece inscrições gratuitas para  estudantes, médicos residentes e membros da ABN. Para os demais profissionais varia de 60,00 (inscrições antecipadas) a 100,00 (inscrições no local).

Deixar um comentário