qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 02.10.2016

IPAMB

Já é realidade. Dezenas de médicos do município de Belém já conseguiram liminares judiciais suspendendo o desconto compulsório do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb) em seus contracheques. As ações ajuizadas pelo Sindicato dos Médicos incluem pedido de devolução dos valores descontados aos médicos nos últimos cinco anos. Quem ainda não ajuizou, procurar o Sindmepa.

ACIDENTES

O relatório da violência no trânsito divulgado pela Sespa mostra um quadro dramático. No ano passado, foram registrados 627 acidentes com motos no estado do Pará, representando 1,7 acidentes por dia no estado, com 1,4 vítimas fatais por dia. Quase 40% dos acidentes envolvem motos. Os custos para a sociedade com as vítimas totalizam R$ 12,3 bilhões e a falta de atenção é apontada como principal causa dos acidentes, sendo 32,6% das distrações provocadas pelo uso do celular no trânsito. No Pará, o trecho mais crítico para os acidentes é o que vai de Belém até a entrada de Mosqueiro. Vamos mudar esse quadro.

UNILATERAL

A decisão unilateral, portanto arbitrária, uma vez que não foi discutido com setores da sociedade interessada, de suspender o tratamento à criança portadora de lábio-leporino, por parte da direção Ofhir Loyola, prejudica mais de 4.000 mil crianças portadoras desta fissura. Decisões como esta vão de encontro ao interesse da sociedade. Vale lembrar que denunciamos a decisão ao MP que ficou de protocolar em 15 dias um TAC para que o estado regularizasse a situação em 60 dias. Nem o TAC saiu do papel. Quanto mais o serviço.

DERIVADO DA MACONHA

Há muito que o Sindmepa defende a adoção de uma assessoria técnica especializada para auxiliar nas decisões de membros da justiça no julgamento de solicitações do fornecimento de medicamento de alto custo e de drogas ainda em fase de pesquisa experimental. Isso evitaria que suas excelências determinem que o governo forneça medicamentos como, por exemplo dos atuais derivados da maconha, que ainda não tem registro no Brasil.

IASEP

Por denúncia do Sindicato dos Médicos, tivemos reunião na última sexta, no MPT, para tratar dos reflexos causados pelo atraso nos pagamentos do Iasep aos médicos nas condições de trabalho e segurança dos serviços credenciados à instituição. O promotor deu um prazo de 60 dias para receber informações sobre o procedimento em andamento no MPE, neste período o Sindmepa também deve apresentar maiores dados sobre o objeto da denúncia.

SEMANA DO MÉDICO

Dia 18 de outubro se comemora o dia do Médico. Para celebrar a data, as entidades médicas estão organizando uma série de eventos, dentre eles: o Baile do Médico; a Noite da Literatura e Música; as palestras O futuro médico e o médico jovem; e Grandes catástrofes: o Pará está preparado?; e, para fechar a semana, no dia 21 de outubro, o Sindmepa irá comemorar os seus 35 anos com um coquetel dedicado à categoria.