sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 03.12.2017

PSM GUAMÁ

As obras de reforma do pronto socorro do Guamá serão feitas de forma semelhante à realizada no pronto socorro da 14 de março. Ou seja, incluindo ampliação de espaços, com aquisição de um tomógrafo computadorizado e aumento do número de leitos. Para tanto, o pronto socorro será interditado com a equipe técnica transferida para a UPA da Terra Firme, que tem previsão de ser entregue em janeiro próximo. E os procedimentos cirúrgicos serão realizados no Hospital Samaritano, cujo bloco cirúrgico será reativado.

SUPERLOTAÇÃO

Em reunião realizada entre o staff da Sesma e os diretores do Sindmepa ficou claro que a grande demanda de pacientes na 14 de março, além da procura de Belém, ainda é de Ananindeua. Ainda não alcançamos a esperada pactuação entre os municípios para melhorar o fluxo, o que é um absurdo considerando-se Ananindeua uma cidade com 500 mil habitantes e que, ainda por cima, é administrada pelo PSDB, mesmo partido que administra Belém. Se os aliados não se entendem, o que esperar do futuro?

SACRAMENTA

Na visita que o Sindmepa fez à UPA da Sacramenta pôde constatar que pelo menos lá as condições de trabalho e de atendimento à população são satisfatórios. Todo cuidado é pouco para que não haja o sucateamento desta unidade que foi inaugurada recentemente a exemplo do que vem acontecendo com a UPA de Icoaraci.

SEM ANESTESIA

Anestesistas ligados à Coopanest começarão um movimento de suspensão do atendimento ao SUS, inclusive urgência e emergência, em Belém. Não aguentam mais os constantes atrasos nos repasses de seus honorários pela Sesma. São meses sem receber em um total desrespeito ao prestador de serviço.

COLATERAL

A operação deflagrada esta semana pelo Departamento de Vigilância Sanitária da Sesma, batizada de “Efeito colateral”, escancarou a venda indiscriminada de medicamentos em feiras, farmácias funcionando sem farmacêuticos, remédios sendo vendidos misturados a produtos alimentícios, entre outras irregularidades. Esse tipo de operação é muito louvável, mas é fundamental que se torne uma ação rotineira do Devisa, por uma questão de saúde pública.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que