Afiliado a:

Sindmepa Informa – 04.09.2015

LANÇAMENTO

Será na próxima sexta-feira, às 19h, no Sindmepa, o coquetel de lançamento da II Corrida e Caminhada da Saúde. Marcada para o próximo dia 6 de novembro, a corrida e caminhada é fruto de uma parceria entre o Sindmepa e o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Pará (Sindesspa). Médicos e não médicos podem participar do evento, que reuniu mais de 1000 participantes no ano passado.

CASA DA MÃE JOANA

A casa da ESF Riacho Doce, além de não ter uma direção, carece dos mais elementares e básicos serviços à população. Além de tudo, população e profissionais que ali trabalham vivem à mercê da insegurança e o único médico que ainda se aventura a trabalhar no local, mesmo após ter sido vítima de quatro assaltos, vem sendo perseguido sistematicamente pela Sesma e Prefeitura com cortes de remuneração contrariando decisão judicial.

SETEMBRO VERDE

O convencimento das famílias de potenciais doadores de órgãos é o mote da campanha de doação de órgãos deste ano, o Setembro Verde, lançada na última quinta-feira em Belém. O Pará exibe péssimos indicadores nessa área que vão desde o número de notificações até o alto índice de recusa das famílias, que no ano passado chegou a 56% dos casos notificados. Mas o pior são as filas de espera. Temos 1.114 pessoas à espera de transplante de córnea e 468 à espera de transplante de rim. A espera da fila da córnea dura em média três meses em outros estados. No Pará, se espera por longos três anos para se conseguir um transplante de córnea. Alguma coisa tem que ser feita.

ESCLEROSE MÚLTIPLA

No último dia 30 comemorou-se o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, que atinge algo em torno de 2 milhões de pessoas no mundo e 35 mil pessoas no Brasil. Uma boa notícia para esses pacientes é o parecer do CFM favorável à aposentadoria e à isenção do imposto de renda para os portadores desse mal, que teve como mentor o médico paraense e conselheiro federal, Hideraldo Cabeça, o que muito orgulha a categoria médica.

NOVOS MÉDICOS

Foi realizada, esta semana, no auditório do CRM, a cerimônia de entrega de carteira aos novos médicos formados pela UFPA. Representando o Sindicato dos Médicos, participou do evento a diretora Helena Brígido, que falou sobre a importância da sindicalização e os benefícios ofertados pela entidade. Desejamos boas-vindas aos novos colegas.

TOCANTINS

O Sindicato dos Médicos do Pará participou, no dia 02 de setembro, da posse da nova diretoria do Sindicato dos Médicos de Tocantins, em Palmas. Também naquela cidade foi realizada nos dias 01 e 02 de setembro reunião da Executiva da Federação Médica Brasileira (FMB).

2 Comentários

  1. ANTÔNIO VIEIRA SOARES NETO on

    MUITO BOA A NOTA CASA DA MÃE JOANA,CLARA E CONCISA,DENUNCIANDO A FRAUDE EXISTENTE NA ATENÇÃO
    BÁSICA E A PERSEGUIÇÃO SISTEMÁTICA DA ATUAL GESTÃO DA SESMA E O SISTEMA TRUCULENTO DO ATUAL
    PREFEITO.FALTA SOMENTE UMA AÇÃO MAIS EFICIENTE DOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS E DO TRIBUNAL DE
    JUSTIÇA DO ESTADO ,AFIM DE COIBIR TODA A FRAUDE EXISTENTE NA ATUAL GESTÃO.

Deixar um comentário