qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 04.10.2015

CORRIDA DA SAÚDE

Neste domingo, estamos realizando a Corrida e caminhada da Saúde, uma iniciativa do Sindmepa, em parceria com o Sidesspa. Chegamos ao limite de inscritos, com sucesso absoluto em nosso evento. Promover a Corrida e caminhada da saúde é uma forma de dar nossa contribuição para que a população tenha mais saúde.

SEM ACORDO

Médicos plantonistas que trabalham nas UPAs da Cidade Nova e Icuí Guajará, em Ananindeua, estão pré-dispostos a entregar a escala de trabalho, caso não entrem em acordo com a secretaria de saúde do município. A decisão veio após uma assembleia geral, no Sindmepa, para discutir as condições de trabalho e a redução de plantonistas noturnos nas duas UPAs. Assinamos embaixo. Todos os problemas apontados serão discutidos amanhã, em audiência com o secretário de saúde de Ananindeua.

SESPA AUDIÊNCIA

O titular da Sespa, Vitor Mateus, informa que a secretaria já enviou ao reitor da UFPA minuta do contrato de comodato que as duas instituições devem assinar para que o Estado finalmente assuma o gerenciamento da Unacom do Hospital escola João de Barros Barreto. A informação veio durante audiência do Sindmepa com o titular da secretaria, na última quinta-feira. Ele disse ainda que o Hospital Oncológico Infantil será inaugurado no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, com previsão de funcionamento para o dia 5 de novembro.

PCCR DA SAÚDE

Será amanhã, na Sead, a reunião para tratar do Plano de Cargos e Carreira e Remuneração do pessoal da saúde do Estado. Com mais de 20 anos de atraso, o Estado corre para tentar fechar neste ano o projeto do PCCR. Sobre a minuta de projeto apresentada pela Sead, apresentamos propostas e amanhã esperamos fazer os últimos ajustes no projeto. A ideia é contemplar a meritocracia em relação à assistência para valorizar aqueles servidores mais dedicados.

VISITA A SANTARÉM  

Uma ampla pauta de visitas e reuniões com autoridades e colegas médicos foi cumprida em nossa última visita técnica ao município de Santarém, realizada pelos diretores João Gouveia e Waldir Cardoso. Os problemas dos demais municípios do Pará se repetem na ‘pérola do Tapajós’: falta de tomógrafos, falta de pediatras no atendimento na emergência e preceptores, são alguns problemas do Hospital Municipal. No Regional, tomógrafo e arco cirúrgico estão com defeito. Também registramos Upas subutilizadas e médicos contratados como pessoa jurídica em burla à legislação. Nenhuma novidade!

IDOSO CIDADÃO

Esta semana foi comemorado o Dia Internacional do Idoso e para marcar a data, o Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa realizou no Sindmepa um ciclo de debates, com foco na saúde e na gratuidade do transporte público para idosos. Parabenizamos a categoria por lutar pelos seus direitos de cidadãos, especialmente num momento em que o Brasil está prestes a ter uma população de idosos maior que de jovens. O evento fez alusão ao dia do idoso e aos 12 anos de implantação do Estatuto do Idoso no país, ambos comemorados dia 1º de Outubro.

AGE FEMAM

Uma intensa pauta política e administrativa, que incluiu Assembleia Geral, reuniões com autoridades responsáveis pela gestão da saúde no estado, visitas aos principais hospitais públicos da capital, coletiva com a imprensa, inauguração da nova sede do sindicato dos médicos local e comemorações pelo Dia do Médico foi cumprida pelo presidente da Federação Médica da Amazônia e por representantes dos sindicatos médicos da região e da Federação Médica Brasileira em Porto Velho, estado de Rondônia, nesta última semana.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que