qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 06.05.2018

ANS

Planos de saúde agora têm autorização da própria Agência Nacional de Saúde (ANS) para interferir no trabalho do médico escolhido pelo paciente. Se o plano de saúde não concordar com o tratamento, poderá dizer qual terapia julga mais indicada e, se o médico do paciente não concordar com o plano, este pode indicar ainda um terceiro médico para decidir qual tratamento será autorizado. Um grave precedente que compromete a autonomia na atividade médica.

FARMÁCIA POPULAR

Um dos mais importantes programas brasileiros de acesso a medicamentos corre o risco de acabar. É o Aqui tem farmácia popular, que funciona em convênio com farmácias particulares e oferece medicamentos gratuitos para hipertensos e diabéticos e com preços bem mais em conta para outras doenças. Hoje, 14,4 milhões de pessoas que necessitam de uso contínuo de medicamentos para controle da hipertensão arterial utilizam o programa. Repudiamos qualquer tentativa de esvaziamento pelo Ministério da Saúde.

REDES SOCIAIS

O CFM editou parecer em que estabelece regras sobre o uso do WhatsApp e redes sociais entre os médicos. Para o conselho, a comunicação digital deve ser privativa e restrita entre os médicos e entre estes e seus pacientes. No caso de grupos no aplicativo, estes devem ser formados exclusivamente por médicos registrados no CRM correspondente. Em relação à utilização de imagens, fica proibido a publicação de fotos nas redes sociais “antes e/ou depois” de algum procedimento. A imagem do paciente somente pode ser divulgada com finalidade acadêmica.

LEVIANOS

A Federação Médica Brasileira (FMB), nossa entidade de representação nacional, repudiou declarações do diretor executivo da Geap Saúde, afirmando que “hospitais e médicos roubam os planos de saúde”. Ora, quem reajusta suas tabelas muito acima dos índices econômicos e não repassa os mesmos índices para os médicos e retrai o acesso de usuários a médicos e procedimentos, não são os médicos. Se há problemas, deveriam ser mais eficientes no apontamento de erros, evitando macular a imagem de uma categoria profissional e de instituições de saúde com afirmativa tão leviana.

DIRETAS JÁ

Em reunião do Sindmepa com o secretário de saúde de Belém na semana passada, uma das nossas solicitações foi a eleição direta do diretor clínico do hospital de Mosqueiro, algo que é previsto em resolução do Conselho Federal de Medicina. Estamos no aguardo das providências prometidas por ele sobre esse item da pauta.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que