qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 10.12.2017

REAJUSTES

Na última audiência que tivemos com o secretário de saúde do município de Belém, Sergio Amorim, ele não quis antecipar qualquer informação a respeito de reajustes de salários do funcionalismo municipal na área da saúde, congelados desde 2015. O silencia nos leva a suspeitar de que novamente não teremos boas notícias nesta área, em 2018. Infelizmente, isso também nos leva a antever movimentos objetivando paralisações, já que o trabalhador não consegue mais cumprir com suas obrigações com o congelamento salarial e a inflação disparada.

BOAS NOTÍCIAS! (A CONFERIR!)

Mas se nem tudo são flores na saúde de Belém, nem tudo está perdido. Na mesma audiência na Sesma, vieram algumas boas notícias: em breve, teremos a inauguração da UPA da Terra Firme, em janeiro próximo; as UPAS do Jurunas e Marambaia estão com 80% da obra física já concluída e as férias programadas pelos profissionais para o fim do ano, que haviam sido suspensas, foram finalmente liberadas. Neste aspecto, o Sindmepa considera que suas críticas tiveram peso muito importante na decisão da gestão. Menos mal.

NÚCLEO ACADÊMICO

Um projeto antigo do Sindmepa, a formação do Núcleo Acadêmico do sindicato, começa a sair do papel. A Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (Imfsa Brazil) está à frente da organização, que visa promover a aproximação entre a entidade médica e acadêmicos de medicina. O Sindmepa já patrocina e apoia diversas atividades acadêmicas e pretende consolidar ainda mais a parceria com a implementação do Núcleo. O evento de lançamento ocorrerá dia 15 de dezembro com discussão do tema: “Saúde mental do estudante de medicina”. Bons ventos os tragam.

FMB

Dirigentes da Federação Médica Brasileira (FMB) e representantes de sindicatos de base participaram nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, de Conselho Deliberativo da entidade, em São Paulo. Além da aprovação das contas pelo Conselho Fiscal, e do calendário de reuniões para 2018, os dirigentes debateram sobre o Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), que deverá ser realizado no primeiro semestre do próximo ano. Do Pará, tivemos a participação dos diretores do Sindmepa, Carlos Sinimbú e Waldir Cardoso, que também é o atual presidente da FMB.

REUNIFICAÇÃO

Em uma reunião histórica realizada na última quarta-feira (6), na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, foi discutida a reunificação do movimento médico nacional, com a presença de lideranças das principais entidades médicas do País. O objetivo comum é a defesa de temas de interesse dos médicos, da medicina, dos pacientes e da sociedade. As entidades já estão convocadas a participar da próxima reunião plenária do CFM, no próximo dia 13, quando serão discutidos encaminhamentos em torno de temas em tramitação no Executivo, Legislativo e Judiciário. Também será avaliada a realização de um Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem), em 2018.

 

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que