qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 11.09.2017

CONSULTAS

A gravação de consultas médicas por pacientes é um procedimento que vira e mexe gera polêmica nas redes sociais. O CFM recomenda, sobre isso, que as consultas podem ser gravadas apenas com o consentimento do médico. Nos casos em que este não se sinta confortável, pode se recusar a atender o paciente, de acordo com o expediente nº 5665/2016. O mesmo expediente trata ainda do direito à preservação da imagem do médico. Portanto, caso queira gravar sua consulta, converse antes com seu médico.

QUEIXAS

Continuam as reclamações a respeito do confisco dos salários de alguns servidores da Sesma, que supostamente não fizeram o racadastramento no tempo previsto. O mais grave disto tudo é que muitos deles têm o comprovante do recadastramento demonstrando a total desorganização do RH da Secretaria. Confiscar salários de funcionários da ativa, que estão presentes diariamente ao serviço, além de desumano, por tratar-se de alimento, é motivo para desestimular o apego e o respeito dos servidores pelo serviço público e seus gestores.

PARALISAÇÃO

Médicos de Marituba paralisarão suas atividades na nova UPA de Marituba, a partir de 25 de setembro, inconformados com a gestão da saúde municipal, que decidiu manter quatro médicos no primeiro atendimento (porta), apenas nos finais de semana e feriados. Durante a semana, são mantidos dois médicos na porta e um na UR, considerado insuficiente pelos plantonistas. No hospital Augusto Chaves o atendimento era feito por quatro clínicos na porta.

LUTO

Faleceu na última quarta-feira, 6, o médico Wilmar Afonso Rodrigues, presidente do Sindicato dos Médicos de Anápolis. Muiuto querido entre os seus pares, Wilmar foi um parceiro inestimável na luta pela defesa dos direitos médicos e participou ativamente da criação da Federação Médica Brasileira, da qual fazemos parte. Registramos aqui nosso pesar e lamento pela perda. Nossa solidariedade à família e aos amigos de Anápolis.

SETEMBRO VERDE AMARELO

Este mês de setembro é marcado por importantes campanhas na área da saúde pública: Setembro Amarelo lembra da necessidade de prevenção aos suicídios, cuja estatística é assustadora; já o Setembro Verde visa sensibilizar a população para a necessidade da doação de órgãos e tecidos. O Sindmepa apoia essas iniciativas e se integra às campanhas divulgando e fornecendo conteúdo para a imprensa sobre esses temas tão importantes para a saúde do brasileiro.