mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sindmepa Informa – 13.10.13

CÍRIO

Neste domingo do Círio, o Sindmepa deseja sinceramente a todos os paraenses muita harmonia e paz. Que a fé na virgem de Nazaré sensibilize todos os corações, para que cesse a procura aos hospitais por conta da violência doméstica e urbana, que vitima centenas de pessoas todos os dias na capital paraense.

ITAITUBA

Visita realizada por diretores do Sindmepa ao município de Itaituba, revelam vários problemas na área da saúde naquele município. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Instituto Médico Legal (IML) não estão funcionando, assim como o hospital regional, cujo terreno foi só capinado até agora. Itaituba apesar de ter mais de 100 mil habitantes, não tem anestesista e conta com apenas um obstetra e um ortopedista, fundamentais para a saúde do município. Depois criticam campanhas de separatismo na região.

AGE

O movimento nacional dos Médicos; a situação da saúde em Belém; situação da Santa Casa; o PCCR no Estado e Municípios; entre outros assuntos, serão pautados durante a Assembleia Geral que acontece na próxima terça-feira, 15, às 19h, no auditório do Sindmepa. A participação de todos é importante para defendermos nossos pontos de vista e levantarmos as bandeiras de uma saúde de qualidade para todos.

MIDIAS

O Sindmepa está promovendo atualização cadastral em suas redes e listas de contatos (mailing). Por conta disto, nosso envio de news letter passa por uma atualização cadastral e o receptor precisa confirmar seu cadastro. Fique atento. Mantém ainda outras ferramentas de comunicação importantes: o programa Saúde Alerta, que vai ao ar sempre aos sábados, na TV RBA, às 10h20; a coluna Sindmepa Informa, veiculada nas edições de domingo do Diário do Pará; e a revista Diagnóstico, que agora é editada semestralmente e cujo próximo número vai circular em dezembro. Fique por dentro das notícias da saúde no Brasil acompanhando nossas dicas no twitter (@sindmepa) e compartilhando nossas publicações no facebook e pelo site: www.sindmepa.org.br. Também mantemos linha direta com os médicos durante 24 horas, para orientações de emergência. Ligue SOS Sindmepa: 9989-3386.

MOVIMENTO NACIONAL

O movimento sindical continua manifestando sua preocupação com a qualificação profissional, avaliação para o exercício da profissão e o devido registro nos conselhos para os médicos aprovados no programa Mais Médicos. Reafirmamos que o programa carece de ações estruturantes como condições de trabalho, direitos trabalhistas e qualificação profissional para que a população tenha garantia de uma assistência à saúde de qualidade.

REUNIÃO TENSA

A reunião do secretário Guto Coutinho com os usuários, funcionários e médicos do HPSM da 14 de março, na última terça-feira, no gabinete da diretoria do hospital, foi muito concorrida tendo momentos de tensão, quando o secretário tentou justificar o injustificável, dizendo que a falta de insumos básicos como gaze, esparadrapo, agulhas, compressas, máscaras, luvas, etc, deve-se ao atraso na entrega. Claro que não se aceita tanta incompetência na gestão pública, como a falta de planejamento estratégico na compra e manutenção de itens fundamentais para o funcionamento dos hospitais públicos do município. Mais competência, senhor secretário!