Afiliado a:

Sindmepa Informa – 21.08.2016

CORRIDA DA SAÚDE

Marcada para o próximo dia 6 de novembro, a II Corrida e Caminhada da Saúde terá um coquetel de lançamento no dia 9 de setembro, na sede do Sindmepa. Será novamente uma realização conjunta do Sindicato dos Médicos do Pará e o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Pará (Sindesspa).

ANVISA FAZ MAL À SAÚDE

Com a publicação de novas regras para venda de medicamentos livres de prescrição, a Anvisa só faz piorar a saúde no país. Induz o usuário à automedicação tornando-se nociva à saúde pública. Além de prejudicar a saúde de quem faz o uso inadequado de medicamentos, aumenta os custos do atendimento à população pelos efeitos colaterais e interações medicamentosas provocadas pelo uso indevido. Remédios usados de forma indevida causam sérios riscos à saúde e podem levar até à morte.

TENSÃO EM PARAUAPEBAS

A OS Gamp prossegue levando terror em Parauapebas. Contratada pela prefeitura por mais de R$ 96 milhões para administrar o novo hospital geral, a empresa avisou que as contratações de médicos serão feitas via pessoa jurídica e os valores dos plantões serão bem abaixo dos praticados hoje pela prefeitura. Estivemos no município na semana passada promovendo visita técnica e discutindo os problemas com a categoria e com o Conselho Municipal de Saúde. Nesta semana, nosso jurídico voltou ao município reunindo com a empresa e apresentando as denúncias ao Ministério Público. Médicos apreensivos aguardam o desenrolar dos acontecimentos.

HUMANITAR EM MARABÁ

Não foi por falta de aviso do Sindmepa o que está acontecendo com o pagamento dos médicos que trabalham para a OS Humanitar, no município de Marabá. Além de terem o valor dos plantões reduzidos, em relação ao que paga a secretaria de saúde do município, e não garantir direitos trabalhistas, a empresa não paga os médicos há três meses. Alguns abandonaram o trabalho e recorreram à nossa assessoria jurídica para tentar receber esse valor. É lamentável que alguns colegas ainda se sujeitem a este tipo de escravidão.

FISSURADOS

Após decisão unilateral, tomada pela direção do hospital Ophir Loyola, de suspender as cirurgias labiopalatais infantis, a Sespa deve assinar nos próximos dias um Termo de Ajustamento de Conduta no Ministério Público Estadual comprometendo-se a regularizar o serviço em até 60 dias. Um total de 84 pacientes aguardam a cirurgia atualmente. Com a suspensão do serviço este número só tende a aumentar. Acionamos o MP para reverter a suspensão e discutir o problema, que atinge centenas de pessoas de baixa renda no Pará.

AS DOENÇAS E O TEMPO

Foi um sucesso o coquetel de lançamento do livro do médico Eurico de Aguiar, As doenças e o tempo, nas dependências do Sindmepa. O Sindicato patrocinou a aquisição de exemplares a todos os que participaram do lançamento e reverteu o valor em doação ao abrigo São Vicente de Paula. O livro é um mergulho em doenças desde séculos passados e sua evolução e tratamento nos tempos modernos. Uma leitura imperdível para médicos e não médicos.

 

Deixar um comentário