sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 22.01.2017

PRONTUÁRIO 

A julgar pela adesão dos municípios paraenses, a curto prazo não vemos como será implementado no Sistema Único de Saúde (SUS) o prontuário eletrônico proposto pelo Ministério da Saúde. Dos 144 municípios, somente quatro responderam positivamente à consulta do MS se já possuem prontuário em todas as suas unidades de saúde. Ainda assim, de forma parcial.

CALOTE CAPANEMA 

Médicos da prefeitura de Capanema não receberam o mês de dezembro. O calote inclui médicos do Programa Estratégia Saúde da Família e da UPA, além de enfermeiros e dentistas. A nova gestão já foi demandada mas informa que desconhece a dívida, enquanto a equipe que deixou a prefeitura garante que foi feito o empenho para o pagamento. A assessoria jurídica do Sindmepa vai encaminhar as providências cabíveis.

POPULAR 

Se por um lado as medidas restritivas do Ministério da Saúde para o programa Farmácia Popular são positivas por reduzirem as possibilidades de fraudes, por outro são negativas, porque ferem o direito individual dos pacientes fora da faixa etária estabelecida para usufruir dos descontos em medicamentos. O MS precisa encontrar um ponto de equilíbrio para não mirar nos bandidos e acertar os mocinhos da história. Só uma dica.

RESTRIÇÃO DE ATENDIMENTO

A equipe da clínica médica do hospital de urgência e emergência Augusto Chaves comunicou formalmente à direção, no último dia 16, que vai reduzir o atendimento para 30% da demanda. A equipe continuará composta por quatro médicos em cada turno de trabalho, no entanto o atendimento será restrito aos pacientes em risco iminente de morte. A decisão veio em função do não cumprimento, por parte da direção do hospital, de acordo de pagamento de salários atrasados desde novembro.

SAMBA E SAÚDE 

A ajuda da prefeitura de um milhão de reais para as escolas de samba, no carnaval, daria para acabar a reforma do hospital do Mosqueiro, ou o anexo do HPSM do Guamá, ou concluir a UPA do Jurunas, ou ainda as reformas de algumas US, entre outras coisas. O Sindmepa protesta contra esta iniciativa da prefeitura, que, por incrível que pareça, sem recursos, como alega o prefeito Zenaldo Coutinho, prioriza a diversão, com samba, chuva, suor e cerveja, em detrimento da saúde da população belenense.

TEMPORÁRIOS 

O Governo do Estado anunciou esta semana que fará três Processos Seletivos Simplificados para ocupação de vagas para saúde, abrindo mão da realização de Concursos Públicos. A prática de convocar temporários tem se repetido desde o final do ano passado. Os contratos preveem contratação imediata por um período de 12 meses.

 

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que