qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa- 25.09.2016

PURA ENROLAÇÃO

Na última reunião realizada pelo Sindmepa, nesta semana, com o governo do estado, na Sespa, ficou evidenciado o que já vínhamos falando a respeito do descaso e desinteresse em implementar o PCCR da saúde. É pura enrolação e desculpa esfarrapada. O Pará é o único estado da região norte que continua na mesma, em relação à desvalorização do servidor da saúde.

COMISSÃO DE ASSUNTOS POLÍTICOS

O diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, participou esta semana da reunião da Comissão de Assuntos Políticos (CAP) no Conselho Federal de Medicina. A CAP analisa projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que são de interesse da categoria médica e emite pareceres que são submetidos ao plenário do CFM e, em seguida, encaminhados a deputados e senadores com a posição dos médicos.

ENSINO MÉDICO

O Ministério da Educação publicou Portaria que regulamenta o artigo 9º da Lei 12.871/2013 (Lei do Mais Médicos), criando a Avaliação Nacional Seriada do Ensino Médico (Anasem). Agora, todos os estudantes de Medicina serão avaliados, no segundo, no quarto e no sexto ano da faculdade. A portaria estabelece ainda que os processos relacionados à Anasem serão realizados de forma articulada aos do Revalida. Torcemos para que a avaliação seja realizada de forma correta e séria para o que o ensino médico avance no Brasil.

UPA SACRAMENTA

Apesar de sua construção ter sido realizada com verbas federais, que também garante verbas para a manutenção, em visita recente o Sindmepa detectou os mesmos velhos problemas na UOA da Sacramenta. Falta de medicamentos básicos, materiais e equipamentos agravados pela superlotação. A prefeitura continua com sua política de doença, deixando a saúde de lado. É pura enganação, só capa.

VETERINÁRIOS

Foi no Sindmepa, no último dia 19, a abertura da Semana do Médico Veterinário, que teve como tema: Consciência, valorização e denúncia. O Sindmepa foi representado pelo diretor João Gouveia que desejou aos colegas sucesso em sua jornada e que se mantenham firmes na defesa dos interesses da categoria.

26 ANOS DO SUS

No último dia 19 também se comemorou os 26 anos da Lei que criou o SUS sendo marcado por atos públicos em defesa do SUS em todo o País. Uma campanha do Conselho Nacional de Saúde puxa as ações em defesa do SUS. Aliás, lutar pelo fortalecimento do SUS é uma de nossas bandeiras mais antigas e assim vamos continuar. Por um SUS universal e democrático.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que