qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 26.05.2013

REVALIDA, SIM!

Estudantes de medicina e Sindmepa realizaram, ontem, 25/05, ato público em defesa da qualidade da assistência médica prestada à população do Pará Exigimos que os médicos estrangeiros que a presidente Dilma Rousseff quer contratar, para ir para o interior, falem português e passem por provas que atestem sua qualificação profissional. Manifestações semelhantes foram realizadas em várias capitais também por iniciativa dos estudantes de medicina. Sindmepa apoiou e aplaude a iniciativa.

GINECOLOGISTAS

A Associação Paraense de Ginecologia e Obstetrícia (APGO) realizou com sucesso o seu XVI Congresso, saindo do Hangar, no sábado, com a certeza de que Belém é forte concorrente ao Brasileiro de 2017, o congresso nacional da especialidade. O Sindmepa participou da abertura do evento, onde a apresentação de um grupo folclórico regional, com coreografia valorizando os aspectos culturais da região, impressionou os presentes. Aliás, em visita aos estandes, o governador Simão Jatene prometeu total apoio ao Congresso. Fica aqui a nossa torcida.

PLANOS DE SAÚDE

O prazo para adequação dos contratos entre operadoras e profissionais de saúde que atuam em consultório terminou no último dia 12 e, a partir de agora, os critérios de reajuste de pagamentos de operadoras para médicos têm que ser previstos em contrato e devem ser respeitados. Isso é o que prevê a Instrução Normativa n° 49/2012, publicada pela ANSS. Para os contratos entre operadoras e hospitais, clínicas e laboratórios, foi criado um Grupo de Trabalho com prazo de 60 dias para estabelecer os parâmetros que serão utilizados na adequação dos contratos. Quem não obedecer o prazo poderá ser multado em R$ 35.000 por contrato.

RESIDÊNCIA MÉDICA

A Sociedade Médico Cirúrgica do Pará (SMCP) está convocando as entidades médicas a uma importante discussão: o aperfeiçoamento da formação médica no Estado, através das residências médicas e criação de um Fórum permanente de discussão sobre a formação médica. A primeira reunião será amanhã, às 19h, na sede da SMCP (pass. Bolonha, 324). Vamos prestigiar, colegas.

JORNADA DIEESE

Foi no auditório do Sindmepa, na terça-feira, 21, a VIII Jornada Nacional de debates, promovida pelo Dieese e centrais sindicais e presidida por nosso diretor João Gouveia, coordenador sindical do Dieese/Pa. Temas como negociações coletivas, crescimento econômico e salários em 2013 formaram o eixo dos debates que contaram com a participação de sindicatos filiados e representantes de oito centrais sindicais. O debate nacional envolve 27 cidades, começando por Belém e com término previsto para o dia 6 de junho. A ideia do debate é criar estratégias articuladas de ações no movimento sindical.
LEI DO CÂNCER

Dificilmente o Pará terá como fazer cumprir a lei que entrou em vigor na quinta-feira, e determina que o paciente com câncer comece a ser tratado num prazo máximo de 60 dias após o diagnóstico, na rede pública. A prevenção é a principal etapa do câncer e não há política específica para a prevenção no Estado. Não temos rede básica com estrutura para o diagnóstico, o que garantiria um atendimento mais rápido. Também não está claro quem vai fiscalizar o cumprimento da Lei. A opinião do Sindmepa, que apoia a iniciativa, foi defendida em audiência pública realizada na quarta-feira, no MPF.