qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 27.03.2016

DESEMPREGO EM ALTA

Em recente reunião do Dieese, de cujo corpo diretor fazemos parte, foi apresentado o quadro demonstrativo de postos de trabalho formais no estado em 2015 e o resultado é desalentador. Houve perda de mais de 37 mil postos de trabalho, a maioria absoluta na construção civil. Em janeiro deste ano já amargamos perda de 4 mil postos. É a crise mostrando sua face mais dura.

 SANEAMENTO

A CNBB parece mais preocupada com o saneamento básico das cidades do que os gestores da saúde. A Campanha da Fraternidade deste ano chama a atenção dos cidadãos para a necessidade de todos se empenharem no combate às doenças, destacando a necessidade de saneamento. Pesquisa recente mostra que o Pará tem três de seus maiores municípios incluídos entre os dez piores serviços de coleta de lixo e tratamento de esgoto do País. Belém,Ananindeua e Santarém. Sem saneamento básico não se faz saúde, mas nossos gestores ainda não aprenderam isso.

 POSSE CRM

Será na próxima sexta-, 1º de abril, a posse da nova diretoria do CRM-Pará. O evento será no Crowne Plaza Hotel e a diretoria colegiada do Sindmepa estará  representada na posse. Daqui, votos de boas-vindas ao novo presidente do CRM-Pará, Paulo Guzzo, e nossos agradecimentos à parceria do presidente que deixa a instituição, Antonio Jorge. Sucesso aos colegas na nova jornada.

 REUNIÃO COSEMPA

Na última terça-feira tivemos a primeira reunião do ano do Conselho Superior de Entidades Médicas (Cosempa), no Sindmepa. As decisões de mantermos as negociações com planos de saúde, via Cosempa e utilizarmos um contrato-padrão para contratualização com planos, foram saudadas na reunião do Conselho.

 PERITOS

A Associação Nacional dos Médicos Peritos divulgou uma nota em repúdio ao Decreto 8.691/16 que vai permitir a concessão de benefícios por incapacidade ou sua prorrogação por meio de mera apresentação de atestado médico no balcão do INSS.  A ANMP explica que a função do perito é reconhecer o direito do previdenciário, pois nem todo cidadão adoecido se encontra incapaz de trabalhar e diz que lutará na justiça contra o decreto. O Sindmepa também repudia o decreto e manifesta total apoio aos médicos peritos.

CAOS QUE PERSISTE

O caos na urgência e emergência do município de Belém apenas mudou de endereço. Com a reinauguração do Pronto Socorro da 14, o cenário caótico instalado no Guamá voltou a fazer morada no secular hospital da 14. Sem resolutividade na atenção básica e nas unidades de saúde de urgência e emergência, que dariam suporte ao atendimento de casos mais simples, permanece a superlotação dos hospitais de u/e. Por isso, voltamos a bater naquela tecla: não basta abrir hospitais enquanto não corrigir as falhas do atendimento na atenção básica da saúde de Belém.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que